segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Cara....

.... estava lendo meus mails e eu faço parte de uma lista de discussão de profissionais de espanhol - professores em sua maioria. E, mais uma vez, a discussão se voltou ao ser ou não professor nativo. Kct. Eu prefiro fica na discussão - que não é uma discussão, é sim o que se espera - ser professor competente... Impressionante o tempo que se perde em insultos - porque o nível baixou a tal que as pessoas estavam se xingando ...

Me irritou tanto que eu tive que participar.

E divido com vcs:


Mesmo correndo o risco de receber uma reposta deveras mal educada - não que ache que alguém aqui escreveu em hebraico - gostaria de dar minha opinião sobre o tema.


Parece-me que há gente muito ressentida por não conseguir emprego por não responder aos pré-requisitos que são necessários. Bem, as regras são assim, quem não está satisfeito tem dois caminhos: buscar os pré-requisitos ou simplesmente mudar de profissão. O que não me parece de bom tom é que se fique dizendo "devia ser assim", "curso a distância deveria ser aceito", "porque eu sou nativo".

Me assusta também certas coisas que vejo professores ensinando por aí. Só gostaria de fazer uma ressalva: Já vi professores nativos falando verdadeiras barbaridades... Sem exemplos, sem colocações, mas saibam que foram erros que qualquer gramática ensina - isso, gramáticas que professores não-nativos têm acesso e nas quais podem aprender muito bem a língua espanhola.


Não é para generalizar, mas para mostrar que o problema existe dos dois lados. O que falta é estudo - sendo nativo ou não. A língua é algo vivo, a língua espanhola tem
muitas variantes e ninguém é dono da verdade para simplesmente dizer "é assim,
porque eu sei".

Faculdade não ensina tudo - mas te dá a base. O que me faz pensar na colocação de professores Doutores por si só se bastarem Porque é isso que me pareceu que alguns defendem - e sim, eu sei ler. E não, não está em Hebraico. Como se pode admitir um professor sem didática? Quer dizer que se dá aula na faculdade ele não precisa ter didática? É loucura minha ou a cadeira "Didática do Ensino Superior" é algo ilusório? Professor tem que ter didática sim e essa historinha de que na faculdade o aluno tem que ir atrás está muito deturpada para que professores que preferem ficar fumando nas suas salas ou viajando para congressos às custas dos alunos possam dar essa desculpa no final do semestre: "minha metodologia é que vocês investiguem por si próprios, blá, blá, blá, wiskas-sache. Se não aprenderam a culpa é sua" ...e não do ser que nunca falou lé com cré seguiu uma linha de raciocínio lógica... mas pra quê lógica, não é mesmo? Estudou pra ser Doutor... Mas... não tem didática, porque não vai ser Investigador e ponto final?

E aluno é sempre aluno: não menosprezo os meus do ensino médio, nem do EJA, nem os da Faculdade... Não acho que só porque estou dando aulas num cursinho sem nome vou tratá-los de forma diferente dos que trato os da faculdade. Esse é o grande problema dos Doutores de Gaveta - se acham superiores a todos...


E ninguém respondeu a guapa, que queria saber sobre quechua - o que acho que seria muito mais válido, do que essa troca de elogios... sorry! Não posso te ajudar com o quechua... =/


Olha, no fundo o que eu escrevi sobre professores de espanhol corresponde ao que penso sobre todos os profissionais. Porque não adianta vc ter estudado na FGV, na PUC, na UFRJ... Se a pessoa for medíocre, um diploma não vai fazer muita diferença... Mas é tão complicado que esses seres que se prendem a títulos e impinam o nariz "porque são doutores" entendam isso....

Nenhum comentário:

Postar um comentário