segunda-feira, 26 de maio de 2008

Eu não acredito em Duendes

Tudo é modismo. Não, isso não é de hoje, já vem de longe. Acho que começou lá com Luis XV ou XVI nunca sei quem é quem. Mas, resumindo, modismo é algo que faz parte da raça humana. Já está incorporada nos genes. Até não seguir a moda é modismo. Já viu que hoje em dia é modernoso dizer "eu não sigo as tendências"? Pois é. Não pense que você está fora desse barco, Zuzu, se usa o que te der na telha e não liga pras revistas de moda. Isso é MODA também. Nunca se valorizou tanto ser você mesmo - desde que mais pessoas pensem assim também.
Pois é.
Hoje em dia, todas as idéias já foram usadas... E está na moda a reciclagem, sabe como é. Essa coisa de "salve o planeta" e afins.
O que é interessante, não é mesmo? Coisa do século passado era ser da Nova Era. Defender a Era de Áquarios, abrir os Chacras, limpar a áurea (acho que é áurea, ou aquela palavra que parece essa mas que eu não lembro qual é... Vc entendeu, Zuzu, o que importa é a comunicação, deusdocéu!). Pois é. E junto com isso aqueles crentes xiitas que adoravam falar que o Apocalipse estava chegando e o Computador era coisa do demônio.
Não sei muito bem o que aconteceu com os fanáticos daquela época, porém, Áquario já entrou e acho que já foi e já tem evangélicos que dizem que o 666 não é o número da Besta e sim da Salvação e tem um monte de carros com adesivos com esse número e eu já vi pessoas com tatuagem com esse número. Eu não sei ainda muito bem do que se trata, já dei uma pesquisada, mas não vou entrar em detalhes agora.
Que eu me lembre depois veio a moda "estar magro, ser saudável, não comer gorduras e afins". Coitado dos gordos e similares. Foi uma febre de corta estômago, costura boca e conta pontos sem fim. Não, isso não acabou. Deusdocéu, que isso nunca acabará visto que a entrada do céu é muito apertada e só os magros entrarão mesmo. Porém, não está mais de moda falar da última dieta fabulosa que foi lançada em livro.
Agora é a hora de ser ecologicamente correto. Andar de bicicleta pra evitar a poluição. Não usar casacos de pele. Não comer carne de vaca. Usar roupas sintéticas. Não comer verduras com agrotóxico. Ok. Eu acho tudo isso muito legal, muito divertido, muito direito, afinal de contas a poluição do RJ está acabando com a minha pele e hoje em dia eu tenho umas frescurices alérgicas que antes eu não tinha. Mas o problema é o exagero. Tudo que é demais é castigo. Já fiz um post aqui uma vez falando das coisas que faço para ajudar o meio ambiente e eu sei que todas as agressões à natureza vão nos influenciar também... Mas eu não vou deixar de comer carne de vaca por causa das flatulências dela! Eu não vou usar roupas sintéticas porque elas dão um mau cheiro terrível! Eu não vou de bicicleta pro trabalho porque eu não vou chegar lá suada e desgrenhada... E eu não vou andar de ônibus na hora do rush - porque não quero ter contato com pessoas fedorentas que desconhecem um bom banho...
O que me leva a outro ponto: quem é que disse que um banho de míseros 5 minutos deixa certas pessoas limpas? Como é que pode em uma propaganda dizer que 5 minutos são o suficiente? E ainda tem os casos como desse post aqui... Está virando fanatismo, isso sim. Não está sendo mais uma coisa lógica e racional...
Mas... quem é que disse que a moda tem que ser racional, né mesmo?
Ah... E livros de auto-ajuda? Alguma vez saíram da moda? Ou já viraram clássicos como Paulo Coelho e todo mundo da Nova Era, que quer ser magro e saudável, que pratica ioga e salva golfinhos tem que ter na cabeceira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário