Gastroplastia


Daí que eu faço partes de comunidades relacionadas a Gastroplastia e de vez em quando dou uma olhadinha por lá. E me aparece um tópico intitulado "Perguntas mais frequentes sobre a cirurgia". Daí que você pensa "o cara vai responder perguntas alheias, ou algo do gênero". Mas não. Ele simplesmente colocou as perguntas lá. E nada mais. Legal. Se as perguntas são frequentes, as respostas são necessárias, né não, cara pálida?


Com certeza eu não sei as respostas de todas as perguntas... Mas posso tentar respondê-las com o que vivi/vivo. 

1) Após a cirurgia, quais são as dificuldades mais encontradas?

R: Porra, o foda mesmo é ficar sem o processo de mastigar por 2 semanas. Não, não é fome que se sente. Não, não é fraqueza. Não, não é "vontade de não sei o quê". A vontade é de ter algo sólido na boca, algo para mastigar. Sei de gente que mastigava e depois cuspia, o que não é nada inteligente... Porém, cada um faz o que dá. Eu fui lá, na cara e na coragem, e batendo quase duas semanas comi um atum na brasa. Comi é exagero. Digamos que foram uns 3 centímetros de atum que amassei até virar quase uma papa. E foi delicioso e maravilhoso. E, não recomendo. Faça o que seu médico manda. Mas não enlouqueça. 


2) A quem a cirurgia de redução de estômago é indicada? Há alguma restrição em relação à idade, nível de obesidade, etc?

R: A indicação é para quem tem obesidade mórbida nível III e já tentou de tudo para emagrecer e não conseguiu. Considere que ao chegar neste nível a pessoa não é mais "gordinha", "fofinha" ou qualquer outro eufemismo que possa aparecer. Ela tem uma doença crônica e a cirurgia é o último recurso. 

Entretanto, também há caso que a pessoa talvez não tenha chegado a esse nível porém tenha as comorbidades - que são as doenças desencadeadas pelo o excesso de peso. Nesse caso, a cirurgia também é recomendada.

Sobre a restrição...Acredito que qualquer procedimento cirúrgico sempre é coisa muito complicada - por mais que digam que "fulano foi fazer uma cirurgia simples..." Mentira. Anestesiou, abriu e enfiou algo dentro de você, já se tem um risco de microbactéria. E isso tudo sem o agravo da obesidade! Imagina quando é com um obeso? Por isso deve-se considerar a gastroplastia como o recurso máximo. 

Pensando assim, acredito que "restrição com relação à idade" seria exatamente o oposto de certas realidades (como a retirada as amígdalas, por exemplo): quanto mais tarde, melhor. Não consigo acreditar que um adolescente de 15 anos já tenha tentado de tudo para emagrecer... Porém, cada caso é um caso e cada um deve ser avaliado pelo seu médico para que se chegue a uma conclusão. 

3) Porque umas pessoas entalam e outras não?

R: Porque gordo não sabe mastigar a comida e quer engolir tudo de uma vez só. Tem gordo fominha que vai precisar sofrer uns bons entalos pra descobrir - e depois pra lembrar - que tem que mastigar tudo devargazinho e pequenininho. A pressa é a inimiga de uma boa refeição...

Eu poucas vezes e quase sempre havia um pão envolvido na história. Porque pão é foda, vou te contar... O mais importante é manter a calma e, se possível, vomitar. Só assim a sensação ruim passa. 

4) Quais são os alimentos que mais apresentam dificuldade?

R: Como disse aí em cima o pão... Sobre tudo o de forma. Não consigo até hoje comer arroz e feijão. É um ou o outro. Os dois juntos é mais complicado. Alimentos com gordura trans também não me caem nada bem. E frituras e doces me deixam bastante enjoadinha... Resumindo: Junk Food é algo do demo e que deve ser cortado da nossa dieta o máximo possível. 

5) É verdade que a maioria das pessoas, após a gastroplastia desenvolve uma intolerância total a carne?

R: Sabe, eu também pensava isso e demorei a me decidir se faria ou não a cirurgia, porque eu sou uma carnívora inveterada... Mas pesquisei e vi que os problemas com relação a carne são os seguintes:

- O gordinho afobado que não sabe mastigar e quer enfiar o boi güela abaixo e aí entala e quase morre;
- Aquele que come a carne muito gordurosa e em grande quantidade - Não há quem aguente, né?
- Os que colocam anel na boca do estômago e a carne, por mais mastigada que esteja, acaba não passando.

De resto, acho que dentro de uma dieta balanceada, a carne não precisa ser cortada. Pelo contrário, tem um papel primordial na luta contra anemia e outras doenças que possam vir a aparecer.

6) Quanto tempo depois uma pessoa pode engravidar?

R: No mínimo, 2 anos - porque é o tempo necessário para que seu corpo se adapte a nova realidade. A cirurgia faz com que a absorção de nutrientes & cia. seja bastante diminuída... Imagina se tiver ainda uma criança pra sugar o pouco que entra?

7) Pílula anticoncepcional, quanto tempo depois a mulher pode voltar a tomar?

R: Anticoncepcional via oral é melhor que não se tome nunca mais porque dizem alguns investigadores que a eficácia fica reduzida. Não sei, mas preferi não arriscar. Logo depois da cirurgia (uns 2 meses) comecei a tomar o de injeção. Mas por problemas diversos (e não relacionados a cirurgia) tive que parar e passei a usar o adesivo. 

8) Quanto tempo depois a pessoa pode fazer atividade física?

R: Tipo, pra entrar numa academia? 3 meses. Pra caminhar? Assim que você tira a sonda. Caminhar, se movimentar, levantar e sentar - para um obeso mórbido tudo isso é interessante e vale a pena.

9) Quais os cuidados que devemos ter para a ingestão de medicamentos via oral?

R: Continuo tomando todos os mesmos. Só não tomo de estômago vazio, porque dói que é um horror... 

10) O que é a síndrome do dumping? Como posso evitá-la e se sentir os sintomas, existe algum medicamento para cortar o incômodo?

R: Quando você come demais e rápido demais conhece essa coisa maravilhosa chamada dumping... Meu dumping é sempre relacionado a doce. E eu sempre esqueço que ele vem só com um bombonzinho que seja... Mas, enfim... Nunca tomei um medicamento para isso, porque, no meu caso, eu vou ali e chamo o Raúl que tudo se resolve. Mas se o caso ainda não é o de expulsar tudo o que não me pertence num estilo Poltergeist, faço um pequeno ritual: Me estico bem, saio caminhando alguns metros e depois, se possível, deito e descanso em algum lugar. 

11) Por que o método da cirurgia aberta (laparascopia) e não a por videolaparascopia?

R: Taí, sei não. No meu caso, seria aberta só se o meu plano não cobrisse a de vídeo. E eu acho que a de vídeo tem uma recuperação bem mais tranquila. Mas aí, Zuzu, melhor você ter uma conversa com o seu médico, caso pense na cirurgia. Isso é papo pra profissional da área. E, você sabe, eu sou só sou especialista em sapatos.

12) É possível engordar depois de algum tempo? 

R: Sim, é muito mais possível do que você pode imaginar. A cirurgia não faz milagres, ela é só uma ferramenta. Ou você assume as rédeas da sua vida ou não de nada adianta.

Da realidade eu posso dizer o seguinte: a maioria dos gastroplastizados engorda, em média, 5 quilos no final do processo. É quase que a regra. Engordar horrores só pros que chutam o pau da barraca acreditando que se livraram da maldição da balança. 


13) Todo paciente é passível de cirurgia plástica? Depois de quanto tempo é recomendável a plástica? 

R: Olha, pensa comigo: A pessoa tinha, sei lá, 50 quilos a mais (\O/) e quando chega lá na meta.... as banhas foram, mas as peles, meu caro, marcam presença. Claro, há diferenças de pessoa para pessoa. Há pessoas - normalmente homens -  acreditam que não precisam. Eu, até o momento, não estou muito incomodada não. Não se sei se depois dos 20 quilos que ainda quero emagrecer vou pensar assim.... Bem, estou vivendo cada dia de cada vez.

O tempo recomendado, pelo o que já vi por aí, é de 2 anos - que costuma ser o prazo que a pessoa tem efetivamente para chegar na sua meta - e, ao que tudo indica, prazo que usarei até talo.... ¬¬

14) Vesícula. Todos obesos devem removê-la? Caso positivo, quando?

R: Boa pergunta, Zuzu. Estou esperando até o momento a resposta. Minha vesícula vai bem, obrigada, não sei se vai ter que sair daqui em algum momento...

15) Por que usar o anel? Qual a função dele e porque uns possuem e outros não?

R: Uma das coisas que eu não queria era o anel, por vários motivos: sempre dá problema, por causa dele comer carne é quase impossível, ele pode sair do lugar e pode ser aberto ou fechado. Então, essa é a função, falando em abrir ou fechar: ele pode ser "afroxaudo", permitindo que se coma mais ou menos.

Não sei por que alguns tem e outros não. Mas sei que eu não o queria e não o tenho.

16) Existe alguma variação hormonal, tanto nos homens quantos nas mulheres após a cirurgia?

R: Minha TPM ficou absurdamente pior - e tive que passar a tomar remédio por causa disso. E só posso falar por mim. Ah, e eu tenho que fazer um exame da tiróide. A médica acha que ela pode estar querendo dar uns pitis...


17) Que cuidados devo ter no pré-operatório?

R: Hahahaha... Que pergunta engraçada.... Porque todo mundo sabe que o cuidado no pré-operatório é se despedir de TUDO que você acha que não vai comer DEPOIS da cirurgia... Então, cuida dos rodízios, das tortas da Lecadô, dos pratos do Outback e Joe's & Leo's... Namorado até pagou PORCÃO pra mim....

Mas, falando sério...

Faça as despedidas, pelo menos, uma semana antes. Nada de beber toda a gordura que sai da picanha. Faz uma dietinha relativamente light na última semana antes da cirurgia. Pra ir se acostumando, sabe?

18) Posso beber bebidas alcoólicas após a cirurgia?

R: Eu nunca fui de beber antes da cirurgia e, quando o fazia, eram só com coisas pesadas - nada dessa coisa de pobre de tomar cerveja... Depois da cirurgia tive dumping com champagne. Mas champagne francês, de Champagne mesmo.... Então, valeu a pena o quase coma alcoólico...

Meu conselho? Pense bem antes de beber.... Lembre-se que bebidas alcoólicas são absurdamente calóricas... E que se você se (re)acostuma a beber, o fará cada vez com mais freqüência e poderá colocar tudo a perder...
19) Como fica o funcionamento do intestino após a cirurgia?

R: Eu sou um exemplo a não ser seguido e todo mundo sabe. Mas o meu intestino funciona muito bem - nunca passei vergonha nem com flatulência nem com B2 em total descontrole, o que sei que é o medo de muita gente.

O intestino funciona muito bem, diariamente, como se eu tomasse activia. Costumo ter prisão de ventre só quando como muito pão de massa branca. Descobri que massa branca só serve pra nos fuder, Zuzu....

E gordura não é nenhum perfume francês quando sai...

Ai, chega de pergunta escatológica.
Próxima, por favor...

20) Os cabelos podem cair após a cirurgia?

R: Noooossaaaaa... como eu tinha medo disso, Zuzu! Você nem imagina... Então, deixa eu explicar o que acontece: 3 meses depois da cirurgia começa a queda. Não sei se é só por causa da cirurgia ou é por causa da anestesia (porque a minha mãe e mais um monte de gente diz que é um efeito desse trem aí...). O caso é não deixar a taxa de ferro cair. Eu mantive a minha dentro dos padrões e tudo por aqui vai muito bem, obrigada....

==========================================================

Então, é isso.
Espero ter ajudado mais do que simplesmente jogando as perguntas ao vento...  =)
Meu conselho final é que se pesquise muito antes de tomar qualquer decisão. Que se considere e reconsidere o que se quer da sua vida. E saiba dos riscos que se correm, dos sacrifícios que se tem que fazer e que, o mais importante de tudo, que a cirurgia não vai ser a solução de todos os seus problemas.