domingo, 13 de maio de 2007

Dia das Mães!

Sim, sim.
Feliz dia das mães para todas as mães e blá, blá, blá...

Sim, eu e minha irmã demos presente para a minha mãe.

E sim. Aqui em casa usamos de forma estranha essa coisa de possessivos... Raramente dizemos nossa mãe, nosso pai... é sempre minha mãe, meu pai ou sua mãe e seu pai. Depende se no momento estamos num momento de ódio (sua/ seu) ou num momento neutro (minha/ meu). Nos momentos de alegria não falamos dos nossos pais - por isso são momentos de alegria. (brincadeirinha. Não odeio meus pais. Não preciso daquele tratamento esquisito onde as pessoas se reunem num sitio e matam mentalmente os pais num processo de libertação).

Enfim.

Almoço de dia das mães.

É sempre um bom momento para nos lembrarmos de que tiramos o suburbano do subúrbio mas jamais tiramos o subúrbio do suburbano. (Se for Baixada Fluminense esqueça. É um caso sem cura mesmo. Na verdade, que nasce na baixada dificilmente sai de lá totalmente... )

Família é uma coisa legal.
Bem lega mesmo.
Em foto.

Estava eu lá embaixo quieta comendo a minha lasanha (acho que meu quarto ou quinto pedaço, não sei muito bem. Entreguei pra Deus no 2º) e começam as indiretas de quem vai lavar a louça. Aloooooowwww... Se eu consegui fugir da parte de montar a lasanha, de arrumar a mesa... Acha mesmo que eu vou cair nas indiretas para ver quem vai lavar a louça? Sai pra lá, pele vermelha!

A minha contribuição foi pegar as sobremesas na geladeira e as colheres dentro da gaveta. E fiquem muito felizes porque hoje é domingo, dia santo quando não devemos fazer absolutamente nada!

Então.
Minha mãe é uma pessoa muito modesta.
Muito mesmo.
Daquelas que professam frases do tipo: "nossa, cada dia que passa minhas sobremesas ficam melhores" e "nasci pra coisa mesmo" (falando de fazer comida, por favor, respeitem a minha mãe).

De certa forma ela não está errada. Cozinha bem mesmo digamos que 85% das vezes. Às vezes ela faz umas experiência meio sinistras.

O interessante da questão é que ela não dá tempo que a elogiem - ela elogia logo mesmo, para evitar problemas, sabe?

Mas sim, a comida estava muito boa. Mesmo que ela tenha tido que usar a massa de lasanha estranha que a minha tia comprou.

Pois é.
Minha tia é parte não prendada da família.
Acho que não sabe cozinhar nada.
Mas me contou a versão dela dos fatos uma vez: A família da minha mãe não é abastada. Na verdade, passaram por algumas necessidades mesmo. E minha avó (que era do interior) nunca viu muitos motivos para os filhos estudarem. E vivia ameaçando que tiraria minha tia e minha mãe da escola e minha tia tinha muito medo disso. Por isso, sempre estudou muito - para que as outras pessoas vissem e dissessem que ela jamais poderia fazer isso com as meninas. Então, sempre que se tinha que fazer comida, limpar a cozinha ou arrumar a casa, a desculpa da minha tia era: "estou estudando". Para provar que somos parentes, é essa desculpa que eu sempre usava/ uso também. =P A diferença é que eu sou filha da minha mãe e também cozinho muito bem. Bem, no meu caso 80% das vezes. Não me deixem com muitos temperos por perto.

E minha tia é meio addict a dietas e afins. VP na veia quase. Meio e quase porra nenhuma. É muito. Muito mesmo. Assim, ultrapassando o limite permitido pela boa educação. Eu já disse da sobremesa lá em cima? Então. Minha mãe fez duas. Um pavê que é maravilhoso e uma torta de ricota que também é muito boa.

O interessante da questão é que a minha tia já tinha caído de boa no pavê. E aí foi pra torta de ricota.

E se deu o seguinte diálogo:

Mãe: Não vai pegar o chantilly? Está muito bom!
Tia: Deus me livre! Sabe quanto isso engorda?

Só um parêntesis: (adivinha quem fez o chantilly... sim, sim... a minha mãe, lógico!)

Aff...
Tá bom... Depois de toda a lasanha, frango e batata frita me vem a consciência e briga com o pobrezinho do chantilly?

Pois é.
Mas pode ter certeza... se ela engordar 100 gramas que seja, a culpa terá sido das raspinhas de chantilly que ficaram na torta de ricota - que ela comeu porque é bem light, diga-se de passagem.

Ao fim do almoço, entre mortos e feridos salvaram-se todos.

Inclusive eu que é óbvio não coloquei nem o jarro de flores no meio da mesa de novo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário