sexta-feira, 4 de maio de 2007

Posts Prometidos

Post Prometido I

Alguém ainda não sabe o que eu faço da vida?
Pois, lhes digo: sou professora de idiomas. Não, de inglês não, pelo amor de deus.. Inglês eu sei para mim. E chega.

Diferentemente de muitos que por aí se encontram, eu comecei a lecionar nova. Não, não nesses cursos que te exploram, que querem a sua alma. Comecei no supra sumo: dando aulas em empresas.

Qualquer professor de idiomas quer isso. Por alguns motivos chave: 1º, a liberdade que você tem (muitas vezes o material é seu, você não tem que seguir aquelas metodologias de aquece, escuta, repete, repete e repete) 2º, o salário (já que paga bem acima que qq cursinho) e 3º, a quantidade e a qualidade dos alunos (na maioria das vezes nós não temos que aguentar adolescentes infernais que estão muito mais preocupados com os peguetes, as fofocas e as novelas do que com o professor lá na frente).

E uma das minhas primeiras alunas foi a Hime. Um doce. Publicitária. A conheci de vista em uma empresa que eu já dava aulas, mas na época ela não estudava idiomas. Começou com uma outra professora, que não se adaptou e passou para mim.

Na época ela estava en paro, portanto as aulas eram na casa dela. O mais incrível: sem nunca jamais haver ido lá, acertei de primeira. Cheguei na hora e ela foi muito simpática. Sabe aquela coisa de simpatia à 1ª vista? Foi isso. Nossos horários sempre foram muito loucos e já tivemos aulas até num bar! Como ela já sabia o idioma, nossas aulas eram sempre longas conversas. Claro que em pouco tempo não éramos mais simplesmente professora/ aluna. Não havia como. Sem contar que ela conhecia o meu vício: coca cola light... rsrs... E sempre havia uma garrafa de 2 litros durante as nossas aulas (e pizza, e pipoca, e bolo, e empada do Salete... rsrs...)...

Normalmente a aula era pra ser de 1h... Às vezes chegávamos a 3. O tempo passava e não nos dávamos conta.

Ela sempre foi para mim um exemplo a seguir: pela história de vida, pela postura, pela eterna alegria... E claaaaaroooo pelas noitadas.... rsrs... Hime nunca parava... E até hoje eu quero conhecer o Caroline Café por causa dela!

Entretanto...
Mulheres são sempre mulheres...

Numa de nossas aulas - no finalzinho mesmo - ela comentou de um novo affair. Assim, bem superficialmente. Aprendi, muito tempo depois, que há uma interessante proporção nesse fato: quanto mais uma mulher falar superficialmente de um cara, quanto mais ela está interessada nele. Está lá. No falso desdém. E assim o foi. Em pouco tempo era uma paixão daquelas dignas de novela das 8.

E eu fiquei feliz por ela.
Muito feliz mesmo.
Porque minhas amigas felizes me fazem feliz.

Nossas aulas eram semanais. Hime trabalhou em 2 empresas e eu ia sempre dar aula para ela no trabalho e em casa. Tudo bem com o antigo affair que já havia virado namoro, planos, saídas, viagens, etc e tal. Conhecia família, conhecia amigos - o que, na nossa santa ignorância feminina, achamos que é sinal de compromisso sério - até que... Eu recebo um mail de cancelamento de aula. Às vezes mudávamos os dias, pássavamos 2 ou 3 semanas sem aula.. Mas uma "suspensão por tempo indeterminado" era algo novo.

Pois sim.
Hime não queria no início o namoro.
E do nada o XY resolveu terminar.
Claro, há pormenores.
Sempre há.
Mas nunca se espera, não é mesmo?

Foram quase 3 meses (ou mais, não lembro bem) sem termos aula. Sem nos falarmos. Hime foi para uma ostra. Nossa! Coisa que eu nunca imaginei que pudesse acontecer... Afinal de contas, ela era o meu exemplo... Não que eu achasse que ela estava acima de sentimentos humanos, porém não pensei que seria assim. Mas foi.

Depois de 3 meses voltamos às aulas.
Digamos que Hime não era metade do que eu havia conhecido - sempre imaginei que ela tivesse pelo menos 10 anos a menos do que tinha na verdade. E pela 1ª vez a vi, talvez, aparentando mais do que a sua idade real. Depressão é isso, Zuzu... não há como esconder.

A gente sabe como certas coisas doem, como não pensamos que podemos ser traídos de maneira tão vil e baixa. Não sabemos de onde vem o caminhão que nos atinge.

E eu só queria que a minha amiga ficasse bem. Porém, isso é algo que está além da nossa vontade. Às vezes, além da própria vontade de quem está mal... Porque, afinal, nem vontade se tem nessas situações.

Levou muito tempo até que não citássemos mais o nome do falecido.

Na época, eu estava com uma relação na U.T.I e mais um monte de problemas na cabeça e as aulas na casa da Hime sempre me ajudava. Fazia com que eu ficasse mais feliz. O ponto alto da minha sexta-feira.

Aos poucos o ostracismo se foi indo. E lá estava Hime na night de novo. Sempre quis ir com ela... Nunca pude, por motivos óbvios... Nem no aniversário dela no Far up eu fui (e eu ainda quero ir nesse tb!).

E a vida voltava ao normal...
E vida voltando ao normal, significa que se olha para os lados... E vemos que XYs mesmo que digamos que são todos iguais, se apresentam em embalagens muito diferentes...

E voilà!
Aparece-me XY novo...

E vida nova que se constrói...

Post Prometido II

Depois da tempestade sempre vem a bonança... E chegou para a minha amiga. Claro que no principio sempre há aquele medo de que tudo pode se repetir... E ainda havia o adendo do pretendente da vez ter um filho pós-adolescente. Há aquela coisa de como será a relação... Mas aos poucos tudo foi se acertando e até onde acompanhei de perto tudo ia maravilhosamente bem...

Por motivos diversos no ano de 2005 parei de dar aulas para Hime. Ela me enrola até hoje dizendo que vai voltar (hunf!) mas nem acredito mais... ainda mais considerando que eu não tenho mais tanto tempo disponível para nossas aulas/ terapias longas...

Porém, semana passada recebi uma "carta" dela. Me havia pedido meu endereço por mail, mas eu nem poderia imaginar para quê.

Pois bem. Não era um convite e sim um comunicado de que ela se havia casado no dia 31 de março. E junto uma foto dela com o eleito...

Nossa!
Como fiquei feliz.
Fiquei olhando a foto com cara de boba por um tempo, me lembrando de tudo que já havia conversado com ela, como havíamos nos conhecido, das histórias e, sobretudo, dos maus momentos que passou... E vi que sim, que a vida continua, que não há porquê pensar que tudo sempre será da mesma forma. A minha amiga está linda na foto, como sempre foi. Se antes eu dava menos 10 anos da idade real dela, agora, pode ter certeza, dá pra dar no mínimo 15 anos... rsrs...

Ah, sim...
E ela está indo pra Europa com o gajo dela... Lua de Mel, acho eu... rsrs...

Então...
É isso...

A vida sempre continua... e é a gente que tem que escolher como vai levá-la, Zuzu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário