sábado, 30 de junho de 2007

... ai meu deus...

... amore ficou com ciúmes... Viu só? hihihihi...

Tá, tá...

Setupega não foi votado porque eu só votei em MENINAS!!!

É o Girl Power na Blogosfera, minha gente...

Tá.

Agora vamos ao post propriamente dito.


Ontem foi dia de ralação em Botafogo.
Sabe, eu odiava Botafogo. Dizia que jamais em tempo algum moraria lá. Ou em Copacabana. É, mudei tais afirmações. Ainda há lugares em Copa que eu não moraria de jeito maneira... Mas há outros que eu já abro uma exceção... Tipo na estação Siqueira Campos que agora tem ônibus dirééééééééto por Universo Paralelo. Tá, eu ainda não consegui pegar por preguiça de andar até o ponto (é longe pra carai... rsrs... mentira, nem tanto), mas em breve o farei.

Bem.
Digamos que hoje eu vejo que Botafogo é quase o subúrbio da Zona Sul. Súburbio bom, tipo Méier. Não tô falando de nenhum desses bairros de nome estranhos e desconhecidos... Com lojas de rua, com pessoas que se conhecem.

Cheguei cedo ao destino e como tinha ido de metrô saí de frente pra padaria que tomo chá. Como chovia, fui fazer hora lá.

Quando saí, aconteceu o inevitável: meninos de rua pedindo dinheiro pra comprar um pão. Com aquele olhar de desesperado, sabe? "Tia, me dá R$0,10 que eu tô morrendo de fome!", "Tia, me dá R$0,10 pra comprar um pão pro meu irmão!".

O que você faz numa situação dessas, Zuzu?

Dá o dinheiro pensando que assim você ameniza a sua culpa de ter tomado o chá das 5 e o guri tá com pé no chão molhado?

Pois eu não dou.
Muito raramente o faço.
Não é assim que se salva o mundo.

O quê?
Já está me chamando de insensível? Dizendo que eu não tenho um bom coração cristão?

Então siga o texto...

... acabei a minha aula e fui ficar com os meninos da segurança na entrada do colégio...

Eis que me chega o menino-com-olhar-desesperado-de-fome-pé-no-chão-molhado -irmão-passando-fome-em-casa com duas sacolas. Isso. DUAS.

Numa 3 latas de leite ninho. Isso NINHO. Daqueles BONS.
Na outra, um pacote GIGANTE de Ruffles, um pacote com 12 PÃES, um pacote de biscoito e outra coisa que eu não sei.

Pára na frente do segurança e diz, apontando a sacola com a Ruffles e as outras coisas:

- E aí, segurança? Quer comprar o lanche? Faço baratinho! R$3,00 tudo! Olha, olha só quanto custa só a Ruffles! E aí, vai? vai? E os leites? Pras suas crianças? Ó só! Cada lata quanto é que é!!! Todas dá mais de 20! Te faço as 3 por 10! Leva aí!

Olha.
Há muito tempo eu não ficava tão chocada.
O moleque estava lá, vendendo a preço de banana o que as velhinhas da fila da Casa de Chá havia comprado pro suposto irmão tuberculoso dele!

O segurança viu a minha cara de espanto e me contou depois que o moleque foi embora:

- Isso não é nada. Ele já chegou aqui com um daqueles pacotes gigantes da Pampers. Daquele bom mesmo, sabe? Querendo me vender. O pacote estava lacrado. Queria, sei lá! Coisa de R$10,00... O pacote valia muito mais! Eu tenho filha que ainda usa fraldas... Mas se eu comprar uma vez, aí já viu, né?


Contei pra segurança que eu não dou munca dinheiro. Foram poucas às vezes que ajudei. Como diz uma amiga minha, o coração tem que tocar.

Uma delas foi no Saara. Eu estava sentada lanchando num daqueles lugares que vendem salgados com refresco a R$1,00, sabe? (é, Casas Pedro mesmo... rsrs...) e chegou uma moça vendendo bala.

Cara, ela poderia ter me oferecido bala... Mas ela pediu um salgado. A minha 1ª reação foi negar... Até que eu vi que ela estava grávida e realmente tinha cara de fome. Putz. Vi que ali era um caso que sim, eu estaria fazendo bem.

Comprei o salgado pra ela. E pra amiga dela que estava com o irmão menor. Essa foi a parte mais fofa. Porque a amiga e o menino não estavam perto, eu que pedi para que ela os chamasse... O menino chegou todo tímido, ressabiado, moleque que vive na rua e já deve estar acostumado a ser mal tratado. Acho que nem acreditou quando eu disse que ele poderia escolher o salgado que quisesse... Depois, que já estava sentado e comendo, até começou a conversar comigo.

Aí, o segurança me contou a história dele:

- Já vi esse moleque e os amigos deles pedindo dinheiro pra comprar salgado... E quando a pessoa dá o salgado, não o dinheiro, eles dão uma mordida na frente da pessoa e depois jogam o salgado fora.


Pois é.
Então, se você quer realmente ajudar, Zuzu, pare de dar R$1,00 pro pedintes da rua para aliviar a sua consciência - porque eu espero que a sua consciência valha mais que R$1,00. Se você quer realmente ajudar, Zuzu, procure um Abrigo, uma Creche ou uma igreja que você tenha referências, que você saiba que realmente ajuda a terceiros. Doe cestas básicas para estes lugares, roupas, brinquedos. Não dê dinheiro na rua - ou, se der comida, siga o seu coração. Preste atenção se você sempre passa pelo mesmo lugar e se são sempre os mesmos que estão pedindo. Isso indica que eles não querem mesmo parar de pedir.

No momento, eu posso indicar um abrigo:

INSTITUTO PROTETOR DOS POBRES E CRIANÇAS
ABRIGO MARIA IMACULADA
R. Ana Neri, 1422 - Rocha
Tel.: 3147-5100

Eu nunca cheguei a ir lá. Eu sei, uma vergonha! Mas as pessoas que me ligam dizem que eu posso ir a hora que eu quiser. Não preciso agendar a visita, sabe? Tipo... há lugares que têm "horários de visitação". Ok. Não podemos generalizar... Mas acredito que se é um abrigo que pede ajuda, tem que está aberto a qualquer hora sim, para que as pessoas que o ajudam, o oconheçam! Uma amiga que também ajuda já foi e disse que as instalações são maravilhosas e que as crianças são muito bem tratadas. É pouco, eu sei. Mas eu tento ver que com esse pouco eu já faço diferença para alguém... Que não vai pegar as latas de leite ninho e vender pra comprar drogas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário