quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Sobre falta de respeito.

Faz algum tempo eu escrevi num post que estava muito puta. E estava mesmo. Com a falta de respeito de algumas instituições com os professores.

O caso é que eu nunca paro de procurar emprego. Não dá, não tem como. Porque professor já é tratado como material descartável normalmente. Nos dias de hoje, então, pior ainda - porque quem manda no colégio são os alunos. E os pais dos alunos. E ainda são capazes de mandar o professor calar a boca. Porque são eles (alunos) que estão pagando. Pois é. Isso, por si só já um puta desrespeito. Porque todo profissional merece respeito - desde o faxineiro do edíficio até o Presidente da Multinacional. 

Agora, ao que tudo indica, tem escola realmente achando que professor é lixo.

Percebi isso nas últimas semanas, distribuindo currículos. Foi o seguinte: Vi no jornal o anúncio pra professor numa escola no subúrbio. Não deve pagar muito, mas é sempre bom a diversidade. Antes de ir, liguei e perguntei o esquema, visto que estavam pedindo de todas as matérias, separando por horário - no meu dia era Espanhol, Língua Portugues, Inglês, Geografia e História. Algo assim. Não poderia ir cedo, mas dava pra chegar. Liguei e perguntei se poderia ser durante a manhã e disseram que sim. E lá fui eu, despencar da Barra da Tijuca pra lá.

 
O horário era das 8:00 às 11:30. Cheguei às 11:30. Havia, pelo menos, uns 100 professores ainda esperando. Estavam distribuindo senhas. Senhas pra entrevista. Encontrei com um amigo meu que estava lá desde às 9h. Era meio-dia quase e ele não havia sido recebido. 

 
Óbvio que não fiquei. Deixei meu currículo com um dos coordenadores e só.  Porque ainda se corre o risco deles simplesmente não escolherem ninguém e entrar algum peixe lá. Porque sempre há peixes.

E no dia seguinte fui a um colégio na Zona Sul que colocou no jornal o seguinte anúncio: "Ensino Médio - todas as matérias. Deixar currículo... etc, etc...". Todas as matérias, então tem espanhol, ora bolas. E pensei na parte do  "deixar currículo"... Como um colégio conceituado se portaria como um colégio de bairro e faria algo do estilo do que eu já tinha ido? E despenquei pra lá, empolgada. 

Cara.
Surreal.
Se no subúrbio tinha 100 pessoas, no da Zona Sul tinha, brincando, umas 300. Sério.

E sim, as malditas senhas.

O mais interessante é que quando eu disse que era de Espanhol o cara disse "mas aqui não tem espanhol". Me explica, porra, então, pra que colocar no jornal "todas as matérias do Ensino Médio"? 

Imagina se virar prática corrente essa coisa de colocar anúncio no jornal, sem especificar nada, e mandar todo mundo ir? Afinal de contas, o mercado está tão saturado que por que pensar no bem-estar dos professores, não é mesmo? E depois de um ano é só mandar todo mundo embora e contratar tudo de novo...E com certeza na próxima seleção, haverá mais 300 professores, pegando senhas e esperando sorridentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário