quinta-feira, 30 de julho de 2009

Gastroplastia - 2 semanas

Antes de começar: Quero agradecer de coração a uma guria aqui do mundo virtual que foi fonte de inspiração, de ajuda no meio das dúvidas, de apoio e que, de certa forma, me mostrou que realmente a gastroplastia não era um bicho-de-sete-cabeças. Ingrith, muito obrigada de coração! Quando crescer, vou ser igual a você! =]

Então, é isso.

Hoje eu faço 2 semanas de operada. Kct. Ainda não sei como sobrevivi. Estou escrevendo esse texto no calor da emoção pra não ser como os outros gastroplastizados que simplesmente se esquecem de todo o sofrimento e só falam de como é bom emagrecer.

Sim, sim. É bom. É muito bom em 15 dias ter emagrecido um pouco mais de 13 quilos. É muito bom já ver as diferenças. É muito bom ver que todo sacrifício vale a pena.

Entretanto, vamos falar um pouquinho dos contratempos, né mesmo? Porque todo mundo que pensa em fazer, tem que saber que realmente nem tudo é um mar de rosas e que a gastroplastia não é o fim, é apenas o começo.

Tem gente que pensa que quem opera é fraco. Pois eu digo: porra nenhuma. É tanta coisa colocada a prova antes que só quem quer muito, segue em frente.

O durante (a cirurgia em si) é, sem sombra de dúvidas, a parte mais tranquila. Se você chegou até ali, amiga, depois dos 200 exames que fez, é porque o seu médico tem certeza absoluta que você pode operar. Então, é a hora de entregar pra Deus e deixar rolar.

Parece loucura, mas foi o que fiz. Eu não parei muito pra pensar no que efetivamente iria acontecer. E não deixei que pessoas com pensamentos negativos me influenciassem. Na verdade, como eu pesquisei, procurei e batalhei pela cirurgia, não deixei muita gente meter o bedelho mesmo.

Mas se alguém aí está nos preparativos e tem gente azucrinando, mande a pessoa se informar realmente e parar de ir atrás de lendas urbanas.

A cirurgia é complicada? É sim. Como qualquer outra cirurgia. Há mais o fator de ser um obeso / superobeso estar sendo operado, mas acho que todo mundo tem que ter certeza absoluta do seu médico. Da equipe que o acompanha. Se você tem boas referências dele, se jogou no google e nada de ruim apareceu, se tem comunidades do orkut onde pacientes só falam bem dele, com certeza não é um médico que vai sujar o nome por causa de vc. Confie nisso. Sala de operação não combina com estresse.

A anestesia, eu não senti. Só acordei no CTI. Com um puta frio. Uma puta dor. Mentira, puta frio. O frio era bem pior do que a dor. Não me lembro de nada da cirurgia. E do CTI me lembro que namorado foi lá, minha mãe e a minha mana (que ameaçou pegar todos os meus sapatos! Não, não é delírio. Ela falou isso mesmo....)

Tudo parece meio que um sonho e vc fica meio grogue... E eu só não dormi mais pq tinha uma guria lá que havia sido operada e não parava de gritar de dor nas costas. E gritava, gritava, gemia e tudo mais...

Quando uma enfermeira veio ver algo nas minhas máquinas, perguntei se ela não tinha nada pra me fazer dormir.

- Mas vc está dormindo.... - Ela me disse.
- Não o suficiente.

Porque a mulher reclamava muito. É algo válido. Já escutei falar que tem muita gente que sente dor nas costas e nos ombros. Mas também acredito na frescurice mór. Uma enfermeira me disse que a mulher em questão queria mesmo era que alguém ficasse do lado dela o tempo todo, segurando a mão dela. Sei lá, mas tudo é possível.

Então, conselho que dou a quem vai entrar na faca: não faça show. Não adianta gemer. Não adianta espernear. Seja direto na sua reclamação. E nem adianta. Se o seu médico não tiver deixado no seu prontuário que é pra te dar algum medicamento, as enfermeiras não vão te dar. Então, já converse com o seu médico se vc tem problemas de coluna ou algo do gênero.

O CTI é obrigatório pra todo mundo que opera. É de praxe. Fiquei uma noite.

O pior do CTI?
Tomar banho de esponja entre dois homens. É o fimmmmmm! Gente, eu tinha acabado de sair da sala de cirurgia, ainda não estava com o corpitcho pra ficar expondo por aí....

Mas eu conversei com as enfermeiras e elas foram super legais. Porque colocaram biombos por tudo que é lado. E os tiozinhos também tinham sido gastroplatizados, então estavam tudo grogue também...

Na verdade, um deles dormia tanto que roncava. Que inveja... Porque eu ia e vinha toda hora...

Fui pro quarto no dia seguinte da operação. E queriam que eu bebesse água de coco e umas águas sujas que eles me diziam que era suco de maçã, pera e caldo de legumes.

O primeiro gole é uma merda. Porque parece que tá tudo colado e a agua desce rasgando. Bate no estomago e dói. Mas não vomitei, não tive nada. O segredo é tomar golinhos bem curtinhos, bem devagarinho. Não abusar. Aos poucos, consegui tomar o meu copinho. E assim que começa. Sem exageros, um passo de cada vez.

Dor?
Sim,mas, na verdade, era mais um incômodo do lado esquerdo. Que o médico depois me explicou - é um ponto interno que eles dão quando tem sangramento. Então, pega músculo, pega tudo. Então, é isso que dói.

O pior de ficar no hospital?
A quantidade de furos que fazem em você! Muitos eu não me lembro, porque estava no CTI e lá as coisas são meio confusas. Mas sei que tiraram sangue de mim duas vezes e várias vezes meus dedos foram furados pra ver glicose.

Ah, sim. E o soro. Aquele troço preso na sua mão. Mas o meu não saiu do lugar em momento algum, o que é muito bom, porque não tive que ser furada de novo. Ainda mais com o tamanho da agulha, que só descobri quando tiraram de mim. Assustador. Até hj tenho uma dorzinha no meu pulso, que é onde a agulha terminava. Mas o soro te tira a fome, a vontade de beber, e tudo mais. Só tem que ir fazer xixi - porque é certo que eu não pediria a cumadre, né não!

E a sonda?
Uma merda aquele troço pendurado, saindo de você. Mas tem que ter, não adianta chorar. E é bom tê-la, porque é o que vai tirando o que sobrou da cirurgia.

O que sai dela?
Sangue e gordura. Nojento, eu sei.

E como limpa?
Ih, é fácil de fazer, complicado de explicar. No hospital explicam direitinho. Só uma dica que me deram: Não limpar no banheiro. Porque lá tem muita bactéria e pode contaminar. Imagina que coisa escrota se acontece? Só House M.D. pra descobrir o que aconteceu... Mas é tranks, vc vai ver, que imaginar é bem pior do que viver.

Comida?
Sem comida, cara pálida. Essas duas semanas são cruciais para que tudo corra maravilhosamente bem. Então, é sofrimento. Porque tudo é bem reduzido, não tem muita opção. Mas varia de médico pra médico também. A nutricionista da equipe do meu médico liberou só suco de maçã, pera e laranja lima, agua de coco, gatorade, chás claros e sopa de legumes e caldo de carne (na verdade, desses dois últimos, é a água suja). Bem. Depois de alguns desentendimentos e rebeldia da minha parte, consegui o melão. Como a internet é um mundo e eu já tinha conversado com muita gente sobre o que pode e o que não pode, rolou uns Ades Light também. Mas tudo controladinho, tudo nos copinhos de 50ml, de meia em meia hora. Isso é o mais importante: não dar uma de Chiquinho Scarpa e sair bebendo feito um louco. Isso sim, é quase sentença de morte.

Força de vontade é essencial. Porque é bem diferente do que os leigos pensam, defendem. Vc tem que ter certeza de que é isso que você quer. Entender que tem que vestir a camisa, fazer parte da equipe. Não é instâneo. Sinto muita vontade de mastigar (passei os últimos 30 anos fazendo isso, né mesmo, simplesmente parar não é fácil!), mas nunca fome. Fome não, não se preocupe quanto a isso. Mas a vontade de mastigar é algo muito triste, vai por mim.

Mas entre lágrimas e desesperos, cá estou.
15 dias depois, 13 quilos a menos depois e sem maiores traumas. =] E já até fui a rua Teresa comprar uma blusa, um número menor.

São por essas conquistas, Zuzu, que todo mundo esquece o perrengue que se passa no principio e só canta vitórias.
Mas vc me conhece, sabe que eu gosto de deixar tudo às claras.

Passei 6 meses na preparação para a cirurgia, foi difícil, teve hora que pensei "foda-se, vou comer até explodir, ninguém tem nada com isso". E é verdade. Ninguém tem nada a ver com nada que você faça na sua vida. Então, não adianta que alguém te diga o que é melhor para você em qualquer área que seja. Você tem que querer. Porque é você quem vai dar a cara a tapa, é você quem vai ter que lidar com as suas escolhas 24h por dia, 7 dias por semanas, até o resto da sua vida.

Então, coloque tudo isso na balança e pense sempre no que vc realmente quer. Esse é o segredo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário