quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Endocrinologista esclarece os principais mitos sobre o metabolismo

Tô ficando meio chata com esse papo de gorda e dieta, né? Eu sei, eu sei. Mas o caso é que eu passei toda a minha vida escutando falar dessa tal de metabolismo... É, pois é, o meu é inexistente! Terrível... Eu teria que fazer umas 3 horas de academia diariamente pra fazer o troço funcionar. Como não disponho desse tempo, deixei pra lá... rsrs... Mas a partir de amanhã não tenho mais desculpas! Porque vou fazer 3 meses de cirurgia e não há mais "recomendação médica" pra não me exercitar... Muito triste isso... ai ai ai ...

................................................................................................................................

Ele é sempre lembrado na hora da dieta e o primeiro a levar a culpa quando o excesso de peso se instala. Mas o metabolismo tem uma função muito maior do que manter a silhueta enxuta. Ele regula a forma e a velocidade como vários processos acontecem em nosso corpo, desde o aproveitamento de vitaminas até o crescimento e a reprodução de células. Confira as respostas do endocrinologista Bruno Geloneze, vice presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), para as perguntas mais comuns sobre o tema.


Qual o papel do metabolismo na manutenção do peso?

O metabolismo é responsável pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes. Sendo assim, a qualidade e velocidade deste processo irão regular o aproveitamento dos nutrientes como fonte de energia a ser gasta ou estocada, contribuindo para a regulação do peso corporal.


A atividade física acelera o metabolismo e a inatividade faz o contrário

O metabolismo muda conforme a idade?

O metabolismo sofre modulações para mais ou para menos em diversas situações. A atividade física acelera o metabolismo e a inatividade faz o contrário. No envelhecimento, sob o ponto de vista evolutivo, os animais, incluindo a espécie humana, tendem a reduzir a taxa de metabolismo basal, tornando o organismo mais econômico. Embora as pessoas possam comer da mesma forma, a própria redução das funções digestivas podem dificultar a extração de nutrientes a partir dos alimentos.


Existem alimentos que aceleram o metabolismo?

A ideia de que existam alimentos que acelerem o metabolismo é muito atraente, mas os dados sobre o assunto ainda são muito contraditórios. Estudos em animais demonstram que alguns alimentos podem ter um efeito levemente termogênico, ou "queimador de calorias". Mas o resultado em humanos deixa a desejar.


Existem remédios que aceleram ou diminuem o metabolismo?

Nos estados de disfunção da glândula tireoide existem estados de metabolismo acelerado (hipertireoidismo) e metabolismo mais lento (hipotireoidismo). O tratamento adequado das duas condições levará a diminuição ou aceleração do metabolismo sempre buscando um ponto de equilíbrio. Lembremos que uma pessoa com hipotiroidismo sempre terá um metabolismo normalizado se receber doses adequadas de reposição com o hormônio tiroidiano.

Como podemos saber quanto gasta o nosso metabolismo?

Existem equações que preveem o gasto energético baseados no sexo, peso e altura de uma pessoa. Porém esta não é uma medida do metabolismo, e sim, uma estimativa da taxa metabólica esperada para aquela pessoa. Para uma avaliação individualizada podemos utilizar métodos laboratoriais mais sofisticados e precisos como a calorimetria indireta.

Podemos acelerar o metabolismo de forma natural? É verdade que a musculação pode ajudar?

A grande usina produtora de energia e calor das nossas células são as mitocôndrias, presentes praticamente em todas as células do organismo. Os exercícios físicos não apenas consomem energia, como também, estimulam a replicação dentro da célula de mais mitocôndrias. Esta é uma forma natural de tornar o organismo com o metabolismo mais "acelerado". Em função deste aumento de mitocôndrias dentro das células musculares, existe um melhor condicionamento físico para o exercício, e também, um maior gasto energético mesmo quando em repouso. Assim, podemos dizer que com a musculação desenvolvemos uma musculatura apta a gastar mais energia tanto durante o exercício quanto no repouso.

Remédios para emagrecer podem desregular o metabolismo?

No passado, utilizaram-se os chamados: aceleradores do metabolismo. O erro mais absurdo foi, e ainda é, a utilização de doses elevadas de hormônio tiroidiano isoladamente, ou ainda pior, em conjunto com "fórmulas emagrecedoras" para promover emagrecimento. Os problemas de arritmia cardíaca, alteração de comportamento (ansiedade e insônia, por exemplo) são o reflexo da aceleração metabólica acompanhada de um estado de hipertiroidismo. Sem dúvidas, emagrecer deixando o corpo doente constitui em uma aberração. Outros medicamentos termogênicos (produtores de calor) já foram utilizados no passado. Os pacientes emagreciam às custas de uma febre constante, perdiam a massa muscular e alguns desenvolveram alterações neurológicos e catarata. Outros medicamentos mais benignos são a efedrina presente no próprio café e as catequinas, presentes no chá verde com efeitos colaterais mínimos, mas com efeito emagrecedor igualmente de pequena magnitude.


Maria Vianna

Retirado daqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário