quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Esquecida? Eu? Imagina...

Olá, Zuzu...


Sim, a minha falta de memória já melhorou. Ainda não está 100%, mas com os complementos de vitamina já estou bem mais perto do normal. E lembre-se: se vc seguir direitinho o que o seu médico mandar vc fazer, tudo vai entrar nos conformes... E vc no tão sonhado jeans tamanho 40... =)

Quando mandei o mail pra minha médica dizendo que eu estava mais burra e esquecida que do que de costume, ela me respondeu com esse:

Estes sintomas são comuns em deficiência do complexo B (que os convênios não cobrem a dosagem da grande maioria das vitaminas deste complexo), ácido fólico (que está próximo ao limite inferior no seu caso) e de vitamina C (que está baixa).
Então, eu fui lá procurar que raios de vitaminas seriam essas e onde poderiam ser encontradas.

Vamos lá:

Ácido paraminobenzóico: estimula o crescimento dos cabelos.
Carência: Irritabilidade, falta de memória e apatia.
Fontes: carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras.

Vitamina C: conserva os vasos sanguíneos e os tecidos, ajuda na absorção do ferro; aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos.
Carência: Escorbuto; problemas nas gengivas e na pele.
Fontes: abacaxi; acerola; agrião; alface; goiaba; laranja; limão; kiwi; pimentão; rúcula; alho; cebola; repolho; espinafre; caju; morango.

As vitaminas do grupo B:

B2 - Riboflavina: conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular.
Carência: dermatite seborréica; lesões nas mucosas, principalmente nos lábios e narinas; fotofobia.
Fontes: A levedura e o fígado têm as concentrações mais elevadas, mas as fontes de dieta mais comuns são o leite e os seus derivados, a carne, os ovos e os vegetais de folhas verdes.

B6 - Piridoxina: permite a assimilação das proteínas e das gorduras.
Carência: dermatite; inflamação da pele e das mucosas.
Fontes: As galinhas e o fígado de vaca, porco e vitela. As boas fontes incluem o presunto e o peixe (atum, truta, arenque e salmão), nozes (amendoins, avelãs), pão, milho e cereais de grão integral.

B9 - Ácido fólico: atua na formação dos glóbulos vermelhos.
Carência: anemia; alteração na medula óssea; distúrbios intestinais; lesões nas mucosas.
Fontes: Fígado, os vegetais de folha verde escura, os feijões, o gérmen de trigo e a levedura. Outras fontes são a gema de ovo, o linho, o sumo de laranja e o pão de trigo integral.

B12 - Cobalamina: colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico.
Carência: anemia; irritabilidade; distúrbios gástricos; depressão nervosa.
Fontes: carne de órgãos (fígado, rins, coração). Outras boas fontes são o peixe, os ovos e os lacticínios.

A importância de beber água

A água ajuda a manter bem o funcionamento dos sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas. A falta de água no corpo tem um efeito direto e profundo sobre a memória. A desidratação pode levar a confusão e outros problemas do pensamento.


Como é de conhecimento público, os gastroplastizados não absorvem devidamente as vitaminas, então temos que tomar os suplementos. Os meus são:

# Centrum
# Cebion Cálcio OU Cebion Zinco
# Citoneurin
# Seis-B (cloridato de piridoxina) 300 mg
# Endofolin 5 mg

Duas vezes ao dia

# Cloridato de ranitidina - para o estômago. A médica já mudou para o Omeprazol uma vez ao dia... Só que eu não acho na farmácia popular aqui no RJ e o treco é caro pra kct... E se vc ainda considerar o resto da lista, qualquer centavo economizado é bem-vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário