terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Doces - o grande vilão

Uma das primeiras perguntas que o meu médico fez na primeira consulta com ele foi se eu era mais de comer doces ou comidas salgadas. Quando eu disse que era muito mais de comidas salgadas que de doces, ele disse que era muito bom. Porque os doces são um puta vilão nas dietas, tanto de gastroplastizados como os de que não fizeram a cirurgia. Porque alimentos doces são muito mais fáceis de se achar e de meter pra dentro. É a balinha, é o suco em caixinha, é o sorvete, é a lata de leite condensado... 

Depois da cirurgia eu como doces - porque eu como de tudo, né? - mas não continuo não sendo desesperada por eles (e junte-se ao fato de que é uma das poucas coisas que não cai muito bem por aqui... Tudo que é muito doce me dá uma sensação estranha e eu prefiro deixar pra lá).

Daí que eu vi uma reportagem no Globo de domingo que dava algumas dicas para reduzir o consumo de doces. Achei legal e reproduzo aqui. Ah, sim. E eu já seguia algumas dessas "dicas". Depois de passar a vida fazendo dietas, alguma coisa eu tinha que aprender, né?

Mas vamos as dicas:

  1. Coma só um pouquinho - Dizem que são as primeiras três colheradas que satisfazem o paladar. Então que tal dar apenas três mordidas no brownie ou comer apenas três quadradinhos de chocolate? A dica é mais útil para os que não conseguem ficar um dia sem um docinho.
  2. Combine alimentos - Misture o doce com algo saudável. Em vez de uma fatia de torta, substitua a sobremesa por frutas cobertas com chocolate, como bananas ou morangos. Você reduz calorias e ainda ingere fibras e vitaminas.
  3. Seja radical - Às vezes, o melhor caminho é parar de comer doces de uma vez. Mas prepare-se, porque os primeiros três dias serão difíceis. Dor de cabeça, cansaço e irritação podem aparecer. Mas depois de uma semana, o paladar muda e o doce deixa de ser tão atraente.
  4. Caminhe - Estudos mostram que bastam 10 minutos de caminhada para acabar com o desejo por determinada comida.
  5. Masque chiclete sem açúcar - O docinho do chiclete reduz a gula e ainda pode ajudar a diminuir a ingestão diária de calorias, afirma a nutricionista Christine Gerbstadt, porta-voz da Associação Dietética Americana.
  6. Prefira a qualidade, não a quantidade - Quando for comer um doce, escolha o melhor. Um chocolate com ao menos 50% de cacau, por exemplo, satisfaz mais do que o chocolate ao leite.
  7. Pare de comer adoçantes - Alguns estudos sugerem que a substância estimula as papilas gustativas e aumenta a vontade de comer doce. Quem consome adoçantes com regularidade acaba precisando de porções maiores de doce para se sentir satisfeito, indica uma pesquisa publicada no British Medical Journal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário