domingo, 12 de junho de 2011

E chega o dia...

... mais odiado pelos solteiros.

Daí que a gente começa aquele discurso todo de "é só uma data comercial", "isso não é o que quero pra mim", "não existe mais homem no mundo" e tudo acaba num pote de sorvete.

Enfim.
Todo mundo quer um amor, quer uma cara-metade, quer a alma gêmea, quer o outro lado da maçã e quer enfrentar fila em restaurante e em motel no dia 12 de junho. Por mais que diga que não, por mais que pregue a boa vida da solterice e berre aos quatro ventos para (se) convencer: "Solteira sim, sozinha nunca".

Não vou argumentar o que é válido ou não nesse discurso, nem dizer algo bem clichê do tipo "o homem certo vai aparecer na hora certa" e nem completar com "se precisa beijar muito sapo pra encontrar o príncipe encantado". Porque né, não acredito nem um pouco em hora certa e príncipe encantado tá escasso no mercado mundial nos dias atuais. 

O caso é que sim, acho que tem muita gente a beira do desespero e daí faz cada merda na busca do seu par que me deixa com vergonha alheia. Não vou dar nomes, exemplos, nem vou falar sobre casamentos de aparência, nem de festas colossais só pra dizer "eu tô podendo". Não, não, cada um sabe de si e do que precisa para ter uma pseudo-felicidade. Vou postar é dois textos que não são meus (óbvio!) mas que resumem o que eu penso dos relacionamentos. 

Um deles porque eu já vivi aquela relação que te sufoca de tantos "Eu te amo". Cara, pode me chamar de maluca (porque aceito, admito e um dia me trato) mas uma das frases que mais detesto é essa. Essas 3 palavrinhas mais me parecem uma cobrança do tipo "Eu te amo, então você tem que me amar de volta e fazer todo o que eu quero, porque eu te amo, então, é isso aí, você é meu e a gente vai ficar pra sempre juntos, porque eu te amo". Algo assim. Pois é.

O outro é porque, né, desculpem-me as românticas, mas amor puro e tão somente não basta. Não basta mesmo. Porque há contas para pagar. Há TPM. Há dias com engarrafamentos colossais e chefes filhos da puta. Porque o time perdeu o jogo de futebol e o mercado estava um inferno. Porque há dias em que se chega em casa embaixo de temporal e não tem luz e nada de banho quente. Porque a depilação não está em dia e o cabelo está precisando pintar. E se alguém vier me dizer que "apesar disso disso tudo, eu te amo", eu juro que mando ir tomar no cu sem pestanejar.

Então, vai lá. E, para completar, lá no final de tudo, o comercial da VIVO. Que já disseram que é cópia da ATL, que é batido e que é só marketing. Mas eu nem ligo.  Até pensei em passar pra VIVO. E até fui chamada de gay pelo Consorte porque chorei. Tive que lembrá-lo que sou menina, caralho.


Eu te amo não diz tudo
Arnaldo Jabor


            O cara diz que te ama, então tá! Ele te ama. Assunto encerrado. Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de quilômetros. A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e palavras.
            Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que se coloca a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você quando for preciso.
            Ser amado é ver que ele(a) lembra de coisas que você contou dois anos atrás, e vê-lo(a) tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ele(a) fica triste quando você está triste, e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d’água.
            Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão.
            Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente inteiro.
            Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que tudo pode ser dito e compreendido.
            Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo.
            Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.
            Agora, sente-se e escute: Eu te amo não diz tudo!


Só o amor não basta
Artur da Távola                                                                                  

Aos que não casaram,
Aos que vão casar,
Aos que acabaram de casar,
Aos que pensam em se separar,
Aos que acabaram de se separar.
Aos que pensam em voltar...
            Não existem vários tipos de amor, assim como não existem três tipos de saudades, quatro de ódio, seis espécies de inveja. O AMOR É ÚNICO, como qualquer sentimento, seja ele destinado a familiares, ao cônjuge ou a Deus.
            A diferença é que, como entre marido e mulher não há laços de sangue, A SEDUÇÃO tem que ser ininterrupta...
            Por não haver nenhuma garantia de durabilidade, qualquer alteração no tom de voz nos fragiliza, e de cobrança em cobrança, acabamos por sepultar uma relação que poderia SER ETERNA
            Casaram. Te amo pra lá, te amo pra cá. Lindo, mas insustentável. O sucesso de um casamento exige mais do que declarações românticas. Entre duas pessoas que resolvem dividir o mesmo teto, tem que haver muito mais do que amor, e às vezes, nem necessita de um amor tão intenso. É preciso que haja, antes de mais nada, RESPEITO. Agressões zero.
            Disposição para ouvir argumentos alheios. Alguma paciência... Amor só, não basta. Não pode haver competição. Nem comparações. Tem que ter jogo de cintura, para acatar regras que não foram previamente combinadas. Tem que haver BOM HUMOR para enfrentar imprevistos, acessos de carência, infantilidades. Tem que saber levar.
            Amar só é pouco. Tem que haver inteligência. Um cérebro programado para enfrentar tensões pré-menstruais, rejeições, demissões inesperadas, contas para pagar. Tem que ter disciplina para educar filhos, dar exemplo, não gritar. Tem que ter um bom psiquiatra. Não adianta, apenas, amar.
            Entre casais que se unem visando à longevidade do matrimônio, tem que haver um pouco de silêncio, amigos de infância, vida própria, um tempo pra cada um. Tem que haver confiança. Certa camaradagem, às vezes fingir que não viu, fazer de conta que não escutou. É preciso entender que união não significa, necessariamente, fusão. E que amar "solamente", não basta.
            Entre homens e mulheres que acham que O AMOR É SÓ POESIA, tem que haver discernimento, pé no chão, racionalidade. Tem que saber que o amor pode ser bom pode durar para sempre, mas que sozinho não dá conta do recado.
            O amor é grande, mas não são dois. Tem que saber se aquele amor faz bem ou não, se não fizer bem, não é amor. É preciso convocar uma turma de sentimentos para amparar esse amor que carrega o ônus da onipotência. O amor até pode nos bastar, mas ele próprio não se basta.

            Um bom Amor aos que já têm!
            Um bom encontro aos que procuram!
            E felicidades a todos nós!



5 comentários:

  1. Eu amei esse vídeo, postei no meu blog também ! Não basta ter apenas amor, é preciso comprometimento, tolerância, carinho,entre outras coisas que muita gente não está disposta a dar (mas quer receber). Beijos, feliz dia dos namorados !

    ResponderExcluir
  2. amei o post de hj niña bonita. Gracias , precisava do texto 2 . Thanks.

    ResponderExcluir
  3. É textos maravilhosos e extremamente verdadeiros, gostei muito!

    ResponderExcluir
  4. eu sei que tu gosta de kit kat que nem eu, olha essa noticia boa:

    http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=162312

    bjos

    ResponderExcluir
  5. eu só tenho a dizer q vc é louca (e vc sabe o porque)

    ResponderExcluir