quarta-feira, 30 de maio de 2007

Ah!

Era pra ter sido ontem...mas enfim....

Sobre esses concursos de beleza...

Pequena Miss Sunshine retrata vários pontos que vão muito além que meramente o concurso em si... Porém, é válido para que se conheça a realidade de algumas meninas nos EE.UU. - vítimas das mães que crêem que a beleza é fundamental e as transformam em pequenas Barbies... Já pensando no Miss Mundo, Universo, Galáxia ou sei lá mais o quê. Queria entender o por quê de tal tipo de concurso haver voltado a baila... Esteve morto nos últimos anos e, sem mais nem menos, resolveram ressuscitá-los.

Quer falar sobre beleza?
Ótimo.

Primeiro, encontre uma mulher que realmente nunca tenha mexido em um centímetro de seu corpo através de um bisturí e que esteja satisfeita com o que tem, ao mesmo tempo que sabe que a satisfação não é mera acomodação. Tire toda a maquiagem da cara e do corpo das mulheres, não peça que elas desfilem de biquíni, pergunte sobre o que elas pensam sobre a Guerra do Iraque e quem realmente ganhou a Guerra do Vietnã. Depois, sobre a barreira dos EE.UU. aos latino-americanos e como eles acreditam que a política Bush afeta o mundo; o que elas sabem sobre o aquecimento global e sobre a postura dos países que se recusaram a assinar o tratado de Kioto.

Há que se observar também o sorriso de tais candidatas. O sorriso a um desconhecido na rua, a como se portam diante de alguém que não lhe é gentil e como fazem recusas sem ofender o magoar.

Por fim, de-lhes poder. E tempo para ver como tratarão aos demais.

Depois de estas provas - e mais algumas diversas, que podem ter certeza não envolvem biquínis ou frases do tipo "o que você faria para trazer a paz mundial e acabar com a fome do mundo?" - a que for aprovada após tais provas realmente merece uma coroa... Beleza é algo absurdamente subjetivo, cara pálida... E totalmente mutável...

Nenhum comentário:

Postar um comentário