quinta-feira, 31 de maio de 2007

[Diálogos de ônibus]

Estava eu indo pro trampo ao mesmo tempo que tentava entender o porquê de todo mundo querer ir pro Botafogo Praia Shopping (será que era alguma promoção? Brindes grátis da New Order? Nunca saberei...), quando escuto este diálogo:

Ela - Eu vou prestar vestibular.
Ele - Para quê?
Ela - Engenharia Química e Letras.
(pessoas multi-skill são o futuro da humanidade... mas tem gente que leva muito a sério, não)
Ele - Ah, tá...
Ela - Se eu não passar pra Letras, faço Engenharia Química.
(hey! Desde quando Letras é mais competitivo que qualquer uma das Engenharias!?)
Ele - É, Letras é bom. Ótimo campo de trabalho...
(Hum?)
Ela - Ainda bem... Porque eu não gosto de dar aula... Sou muito tímida...
(A garota, com aquela voz e conversando com tantos gestos... é tímida? Nossa... como as pessoas enganam)
Ele - Ah, mas letras você pode trabalhar como intérprete, tradutora... É um campo muito amplo.
(Ai ai ai ... essas pessoas que sabem de tudo... E querem se mostrar pras presas...Ah, tá... nem expliquei essa parte! O cara estava no maior tom de "eu já te conquistei porque tenho cara de conteúdo")
Ela - É, eu sei. E estudei inglês. Não terminei o curso, mas estudei...
(Pronto... Mas uma cursando Letras na UniverCidade...)
Ele - É, Letras te dá muito campo... Boa sorte!

Aí eu não me contive.
Claro que eu já tinha virado umas 5 vezes durante o diálogo... Mas eu realmente queria ver a cara do cara de conteúdo...

Por que esses seres sempre tem cara de nerds asquerosos, deusdocéu, daqueles que parecem que fugiram do manicômio? E não, a menina não tinha cara de quem cursa Letras ou Engenharia... Na verdade, a minha irmã até diria que um daqueles típicos casos de "nasceu vendedora e vai morrer vendedora..." Mas hoje em dia, não é nada que um P.A.D. não resolva...

Ao mesmo tempo que tenho absoluta certeza que os indecisos vão fazer Direito - porque te ajuda em concurso público e isso te dá "ESTABILIDADE" - pessoas que sabem escrever vão fazer Letras. Óbvio que nos deparamos com seres que dizem impropérios como "pra mim estudar aqui foi muito fácil" ... Mas enfim... Certas coisas nesse Universo não se explicam, não é mesmo?

E sim, acho que a príncipio todos pensam que "Letras te dá um campo amplo..." o que é mentira. Das grossas. Hoje em dia nada te dá um campo tão amplo... As suas especializações, os seus cursos extras, os seus contatos, a sua boa vontade, a sua paciência e a sua habilidade em engolir sapos é o que te abre portas.

Eu poderia ter dado uma de chata e falado isso pra guria... Porque se ela vai fazer Letras atrás de tudo que se promete, tadinha, sai no 1º ano - entrando por P.A.D. mesmo...

E chega disso.

Diálogos que só acontecem comigo:

Enxaqueca: - Ih, não estou achando a minha bolsinha de moedas... Só um minuto!
Trocadora: - Não se preocupa, pode passar e procura com calma...
Enxaqueca: - Não, moça! Se eu não achar não tenho como pagar a passagem.
Trocadora: - Não se preocupe. Eu te levo pra garagem pra lavar o ônibus.
Enxaqueca: - Moça... 'Tá tão frio... Não dá pra deixar pro verão não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário