quinta-feira, 31 de maio de 2007

Shoppings

Homens normalmente não gostam de shoppings enquanto que para as mulheres estes locais são quase como santuários.
Não, não é um santuário para mim. Nunca o foi. Mas já passei muito tempo dentro de alguns - por isso os conheço tão bem - por motivos alheios a minha vontade. Na verdade, já li muitos livros inteiros dentro de livrarias de shoppings (leitura dinâmica é para poucos... hehehe).
Já fui a shoppings em outros estados - São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul e Bahia. São idênticos. Impressionante. Pode entrar em qualquer Iguatemi que te parecerá o mesmo. Assim como o do grupo do BarraShopping.
Como frequentei muitos, já vi de tudo. O que mais gosto nos shoppings cariocas é a forma de se portar dentro deles - Quanto mais Zona Sul, mais despojado... Só Grande Rio e similares parecem ser encarados como "programa".... Aquele lugar que namoradinho leva namoradinha pra jantar na Praça de Alimentação...
Shoppings são... shoppings... É assim que os encaro - um universo paralelo, onde o tempo não passa. Me lembro uma vez que fiquei no BarraShopping até às 22. Portanto, o vi fechar. No dia seguinte cheguei às 10. Impressionante: a música era a mesma, a iluminação era a mesma. Não parecia que se havia passado uma noite... Parecia, simplesmente, continuação.
Porém, o charme de Petrópolis, para mim, é exatamente essa falta de shopping. De se ir fazer compras na Avenida. De subir a Rua Teresa e encontrar todas as roupas de griffe - que aqui embaixo são vendidas por preços exorbitantes - por preços inimagináveis. (não é à toa que minha conta bancária sofreu um baque nos últimos dias... hehehe).
Shoppings me distraem, é bem verdade. Vamos com um objetivo e, de repente... Por que estamos lá mesmo? Não se sabe. Afinal de contas aquele sapato daquela vitrine está falando desesperadamente comigo.
Mas sim, há uma coisa que, sem dúvida de nenhuma, não se deve fazer em shoppings: Namorar. Fala sério. Fala muito sério que o carinha quer conquistar a menina e a leva pra Praça de alimentação de um shopping suburbano pra comer esfiha do Habib's, Zuzu! Ou então, pra passear no "Pátio do NorteShopping"... ou então pra piorar e deixar de ser Zona Norte com orgulho, se embrenha pros lados da Baixada Fluminense e vai ver um filme no Grande Rio porque lá é mais barato. Ou Vicente de Carvalho. Não, não, meu caro... se for pra ser essa derrota, vemos um filminho no DVD mesmo! Sei lá... fazer um Happy Hour ou ver um show... Há algo mais deprimente do que shows de final de tarde em shopping?
Não gosto de shoppings cheios - o que corta quase todos, eu sei;
Não gosto de shoppings com muitos conhecidos - não corta todos, mas já encontrei gente onde eu menos esperava;
Não gosto de shoppings onde as pessoas vão todas produzidas achando que vão pra night - isso... Baixada e Zona Norte estão fora de cogitação...
Não gosto de shoppings em dia de programação infantil - pirralhada é muito mal educada...
Não gosto de shoppings em dia de shows - porque me aparece gente muito estranha... daquelas que até querem dançar entre as mesas...
Tá, todo mundo sabe que eu odeio a Tijuca com todas as minhas forças. Mas sempre gostei do Shopping Tijuca. Por que, Zuzu? Porque lá tem de tudo. Deixe-me explicar: Como a Tijuca virou um bairro muito metido, mas com muita favela em volta, todas as "tribus" migraram pra lá. Encontramos dos clubbers até os vovôs aposentados jogando cartas nas mesas... E eu gosto de observar o que acontece a minha volta... e o Tijuca sempre me proporcionou bons espécimes para avaliação...
Ah.
Por que a origem do post?
Porque, não sei o porquê, todo mundo que pegou o ônibus queria ir pro Botafogo Praia Shopping e eu fiquei com isso na cabeça...
Só pra constar: Amo a vista do Botafogo... Coisas que só a Zona Sul tem...
=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário