terça-feira, 23 de outubro de 2007

adEvogados

(se vc é sensível, Zuzu, não leia)

Não gosto de generalizar. É horroroso e mentiroso. Porém, os números pendem para a generalização. E isso é muito assustador

Até a antiga 8ª série (atual 9º ano) eu era advogada. Era sim. E das boas. Daquelas que poderiam fazer e ter o que quisessem. Daquelas que não se formariam no Brasil. Tudo pensado e analisado.

Aí, me apareceu o 1º problema: para estudar em Coimbra se tem que trazer já o grego e o latim. Dor ao descobrir isso. Então, descobrir que não queria mesmo ter que estudar aqueles códigos gigantescos e inúteis, não me doeu tanto assim (o grego e o latim me doem até hoje porque em qualquer humanas em Portugal eles são pedidos. Ou em quase todas. Não sei, não me lembro)

Enfim. O caso é que a pressão sempre é para que se faça uma carreira de "prestígio". Não é à toa que as classes menos favorecidas sempre correm atrás de Direito (medicina, mesmo com prestígio, é mais complicado... se você fizer uma merda muito grande, mata alguém. No Direito, se você fizer uma merda muito grande... Tudo bem... Você é advogado mesmo... o que poderia ser esperado?). O caso é que esse desespero para ter um diploma de adEvogado (não uma carteira da OAB. Isso é outra história...) faz com que proliferem essas faculdadezinhas meia-boca que te colocam dentro da sala de aula com um 1kg de arroz e dão o diploma com um CR inferior a 4.0 sem nenhum tipo de problema.

Só que me assusta. Ainda depois de hoje, quando me deparo com alguém que a 1ª coisa que faz é ameaçar um gerente de banco. OK. Eu entendo. Estava no direito da pessoa em questão. Entretanto, ainda acredito que o diálogo é a melhor forma de resolver problemas (outro tópico de eu ser de Humanas e não ser advogada. Eu dialogo, não processo). Porém, há que se considerar que o gerente 'tá lá no papel dele também - fazer o que lhe é possível. E ponto final. Ninguém tem que arriscar o próprio pescoço por terceiros. Alowwww... Mártires no século XXI, não, por favor.

O ápice: Eu conversei com o cara, eu o convenci a fazer o que a pessoa queria e ser totalmente solícito. Acredita que terceiros tiveram a audácia de me dizer que só foi feito porque ameaçou? Estava escrito na testa um foda-se para tal adEvogado. Quase um "me denuncia mesmo, quero ver".

As pessoas parecem que misturam justiça com petulância, só pode ser.

Ah, sim
E por que Direito me assusta muito: Enquanto em Portugal se chega com Grego e Latim, no Brasil se sai sem o básico de Português. Só pode ser. Se decora aquelas fórmulas de Petições, Requerimentos, Contestações & cia. e o resto é resto. Não é à toa que existe tanto advogado falando "pra mim fazer" e afins. É assustador. E doloroso demais. Porque a "justiça" está na mão de seres que sequer sabem usar uma crase.

Uma vez escutei que advogado escreve difícil para que os leigos não entendam. Hoje em dia tenha absoluta certeza que advogados que escrevem difícil, o fazem porque usam o recurso "ctrl + c", "ctrl + v" e as baboseiras se duplicam, triplicam, chegam ao infinito. E se no meio do caminho tiver uma crase ou uma concordância fudeu tudo. Porque não sabem fazer. Um monte de analfabetos funcionais, que para disfarçar metem no meio da conversa "porque o artigo diz..." "porque a lei defende..." e por aí vai. Eles não falam difícil. Eles não têm coesão e coerência. É impossível chegar ao final de um parágrafo e ter entendido tudo.

E sim, eu voltei revoltadíssima de onde estava. Porque cresci acreditando que Aristóteles & cia. é que estavam mais do que certos. Como virou o que se chama de "Direito Moderno" é que eu não tenho a menor idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário