quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Rio 40 Graus...

A gente se acostuma tudo a essa vida, não é?

Hoje estava eu almoçando e no telão do restaurante passavam cenas do ônibus queimado na Mangueira. Acho que se fosse a uns 20 anos atrás o restaurante teria ficado num silêncio sepucral para escutar às notícias. Hoje foi como se falassem sobre, sei lá, a previsão do tempo (mas não a do final de semana, porque acredito que alguns comentários surgiriam - porque carioca diz AMÉM pra final de semana com sol e xinga como se fosse morrer caso chova.). Mas não. Quase ninguém se deu conta do que se noticiava lá.

Acho que esse fato me chocou mais do que o ônibus queimado em si - porque a gente se acostuma a tudo e já fazia tempo que o povo da Mangueira não mostrava o seu valor. 

Pois bem, ao voltar para o Maracanã me deparei com outro ônibus queimado, quase em frente a UERJ. Trânsito parado, bombeiros a postos, polícia fechando trânsito, mas as pessoas passavam com cara de "ah, mais um". Como assim "mais um" e tá tudo bem?

E comecei a juntar os fatos: quando eu fui para Vila Isabel e passei pelo túnel embaixo do Morro dos Macacos não havia viva alma do outro lado do túnel - nem mesmo o policial que ontem estava fazendo do trânsito um inferno; quando passei pela Mangueira na hora do almoço havia um helicópetero lá, bem paradinho, como se filmasse algo. Mas nem me preocupei! Tinha tanta gente andando pela rua como se nada acontecesse... Pois é. Acho que o sangue realmente esfriou nas nossas veias. E tudo é normal, tudo é aceitável. 

Não vou fazer aquele pseudo-discurso-revolucinário do "temos que nos unir", "temos que lutar", "é o povo que muda tudo". Porque eu não sou povo. O povo é lá, o pessoal da Mangueira. Da CDD. Da Zona Norte. Da Classe C e D. Que votam por uma camisa. Que votam no candidato que é o mais bonito. Que votam no BBB. Que votam porque se divertem apertando as teclinhas. Que votam e acham normal não ter médico. Que acham normal a Aprovação Automática . Que só querem saber "dos seus direitos" apenas quando querem se safar de alguma taxa/obrigação. Eu só sou mais um. Alguém que passa por túneis sem saber muito bem o que vai encontrar do outro lado, mas que querem fazer com que me sinta uma criminosa se compro um CD pirata - porque é isso que alimenta o tráfico... E não policiais e autoridades negligentes e subornáveis. 

E seja muito benvindo*  à Cidade Maravilhosa!





*(é assim mesmo agora? não me acostumo!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário