quinta-feira, 28 de maio de 2009

Você é feliz?

Pois é. Essa pergunta é traiçoeira. Porque, de verdade, se eu for considerar o que a novela das 8 vende com felicidade e ainda tiver como parâmentro as propagandas que me empurram guela abaixo durtante os comerciais... Fudeu. Vou cortar meus pulsos e depois me jogar pela janela... Bem, mas divido com vocês a notinha que li no jornal e faço algumas considerações... Depois, responda a pergunta que abre o post... rsrs...

=)


Contardo Calligaris: 'Felicidade é uma ideia velha e errada'


O psicanalista italiano Contardo Calligaris será o convidado do "Provocações", da TV Cultura, desta sexta-feira, dia 29, às 22h10m. Ao apresentador Antonio Abujamra, ele diz que "felicidade é uma ideia velha e errada”.

O psicanalista também falará sobre a sexualidade e a masculinidade nos dias de hoje, tema de sua primeira peça de teatro "O Homem da tarja preta", que estreou em março, em São Paulo. Segundo ele, sexo real e sexo virtual são praticamente a mesma coisa.

- No fundo nunca sabemos exatamente quem são as pessoas com quem estamos transando. Mesmo que estejamos casados com ela há 20 anos.

Li sobre essa nota no O GLOBO, na coluna da Kogut e, claro, o que me chamou foi a frase do Contardo, já que hoje em dia é quase uma loucura considerar FELICIDADE algo como um erro - porque tudo te vende essa idéia, porque você tem que ser realizado, lindo, pefeito, magro, com namorado, dinheiro na conta e muitos amigos e, qualquer um que não seja isso, não tem a FELICIDADE. Sei lá, é quase como estar queimando eternamente no mármore do inferno. Deve ter em algum lugar um questionário sobre felicidade, é sério. E essas pessoas super positivas, de bem com a vida, que dão as mãos aos duendes e as fadas e conversam com a boborletinha que está em cima da florzinha devem ter sido as criadoras e são elas que jogam na sua cara se você é feliz ou não. Porque é muito mais fácil apontar os problemas e defeitos dos demais do que aceitarmos os nossos, não é mesmo?

Me enerva profundamente ditas pessoas, que dependem de tudo para estar bem, que não se contentam em viver um dia de cada vez, que acreditam numa utopia - e, por isso, a vida delas nunca está verdadeiramente boa... E elas tem que tomar suco de luz para se purificar ou algo assim.

Nem sei se é nisso que se baseou o resto da entrevista do Contardo, mas, só por essa afirmação, já fui com a cara dele. E fiquei FELIZ (uh-uh) por não ser a única com pensamentos que vão tão em contra ao que está em voga...

Além disso, a forma como a nota foi fechada, com o ele afirmando que o sexo virtual e o real são a mesma coisa - acredito que partindo da premissa do conhecimento do outro - foi perfeito. Porque, realmente, ninguém conhece ninguém. Seja depois de 2 dias, 2 semanas, 2 meses ou 2 anos. A gente começa, claro, a conhecer as facetas, ver até onde o buraco vai. Entretanto, não gosto de proferir frases do tipo "Fulano nunca faria isso". Na verdade, acreditamos que nós nunca faríamos tal coisa e partimos dessa experiência. Com o tempo, começamos a chutar um pouco melhor sobre as atitudes dos outros, mas, mesmo assim, ainda é melhor construir a frase da seguinte forma, "espero que fulano nunca faça isso.... Porque ele não sabe do que sou capaz.". Pois é. Porque tampouco sabemos do que realmente somos capazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário