segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Da mentira que eles contam...

A mitomania é a tendência patológica mais ou menos voluntária e consciente para a mentira. Normalmente, as mentiras dos mitomaníacos estão relacionadas a assuntos específicos, porém podem ser ampliadas e atingir outros assuntos em casos considerados mais graves . Uma menina cujo pai é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram. Justamente pelos mitômanos não possuírem consciência plena de suas palavras, os mesmos acabam por iludir os outros em histórias de fins únicos e práticos, com o intuito de suprirem aquilo de que falta em suas vidas. É considerada uma doença grave, necessitando o portador dela de grande atenção por parte dos amigos e familiares.
Mais detalhes aqui.

Daí que eu comecei a prestar mais atenção a essa tendência patológica que é muito mais comum do que imaginamos, Zuzu. Porque todo mundo mente, passamos a achar que uma mentirinha só não faz mal a ninguém e acreditamos em mentiras do "bem". Aquelas que contamos para não fazer quem amamos sofrer ou para evitar dores de cabeça desnecessárias. Mas não é o caso dos mitomaníacos que tenho visto por aí. Assusta, viu? São mentiras tão desnecessárias e tão surreais que beiram a comicidade.

Me lembro da época de escola. Havia uma guria no colégio que se sentia a tal. Contava altas histórias sobre os homens que eram apaixonados por ela, dos tocos que dava nos garotos com os quais as meninas morriam por sair. Uma das histórias mais hilárias que contou foi a de que o DJ Marlboro era apaixonadíssimo por ela. E depois do DJ Marlboro foi a vez do Latino cair de amores por ela. Pois é. Só que a garota era uma baranga. Que me desculpem as feias, mas a beleza é fundamental. Sobretudo na adolescência. Pois ela era feia e ainda por cima gorda. E, venhamos e convenhamos, mesmo que bullying seja uma palavra do século XXI, foi uma coisa que sempre existiu. E gordas feias são coisas que até hoje não tem vez na sociedade. 

 E além das sandices que ela contava, ainda dizia que era rica, muito rica. Que vivia viajando pros EEUU. Que o pai dela morava lá. Só que - estranhamente - não falava inglês. Mitomaníaca de carteirinha.

Que eu me lembre esse foi o primeiro caso dessa síndrome com o qual me deparei. Como diz lá na definição do início do post, esse tipo de distúrbio existe por algum motivo - normalmente numa fuga da realidade.

Só que a Internet faz com que essa "fuga" tome proporções incríveis. Porque todo mundo nesse mundinho pode ser o que quiser e se transformar no personagem que bem entender. Só que eu tenho faro pra esse tipo de gente. Seja no mundo real, seja no mundo virtual. E, pior, tenho um ímã para malucos. Então já viu, né?
Se eu ficar com o pé atrás com alguém, Zuzu, pode ficar também. Meu 6º sentido não me engana. E eu sou ótima pegando mentiras, sou maravilhosa em lembrar contradições. 

Dia desses conversando com uma pessoa que prestou o mesmo concurso que eu fiz, ela me disse que havia, sei lá, quase gabaritado a prova. Que bom, né, feliz por ela. Sempre é bom passar em concursos e não depender de empresas particulares. Pois eu estava um tanto quanto puta, visto que tinha absoluta certeza que não havia passado na parte de pedagógicas. E tenho que escutar do ser algo do tipo "Mas estudar fulano é o básico". Pois que seja. O ser em questão errou a escrita do nome do Fulano em questão. Pois é. Sinal que leu muitos e muitos textos sobre ele e sabia exatamente o que o senhor pregava. Se soubesse tanto assim, já te adianto, caro leitor, que saberia o quão dúbia estava a prova e como te induziam ao erro algumas questões. Quando falei isso disse algo do tipo "ah, tá...". 

Vida que segue e não é que eu passei no concurso, Zuzu? Passei sim e, ao que tudo indica, em 2º lugar. E encontro a pessoa de novo. E pergunto se ela já tinha visto como tinha sido, etc e tal. E disse que havia passado sim, com 36 pontos. Mas como assim, cara pálida??? Não tinha quase gabaritado a prova? Desde quando 36 pontos de uma prova de 60 pontos é quase gabaritar? Ou meu ver é quase reprovar, já que tem que fazer no mínimo 30 pontos... Quando eu disse que havia sido o 2º lugar, tive que escutar que "espanhol não é tão concorrido". A minha vontade foi mandar que enfiasse o diploma dela no cú, que se fosse tão boa como queria passar que era não estaria pseudo-empregada, mas sou uma lady e me contive. Não, eu não sou uma lady. Mentirinha (aproveitando o tema do post...). O caso é que eu não chuto cachorro morto. E como esse ser entra na categoria de mitomaníaco? Bem, essa pessoa é mitomaníaca por várias mentirinhas que eu já pesquei, mas nessa passagem em especial é o seguinte: Pra tirar uma onda disse que havia "gabaritado" a parte específica da prova. Daí eu comecei a rir, simplesmente porque eu fiz Letras mas contas básicas de somar ainda sei fazer. Com 36 pontos era impossível que isso tivesse acontecido, já que a parte específica somava 30 pontos e na prova você não poderia fazer menos de 5 pontos nas outras partes... Então, Zuzu, perguntou eu: Pra que mentir? Só pra fingir que é a fodona na área dela? Mas eu não estou nem aí pra o que faz ou deixa de fazer. Só acho divertida a situação e ela ratifica a minha tese. 

Tem muita gente no mundo virtual que cria histórias de vida perfeitas, namoros/casamentos perfeitos, famílias perfeitas, carreiras perfeitas. Cria um mundo paralelo todo rosa e tem imaginação tão fértil, sabe tão bem todos os detalhes, que passa a crer que sim, que a verdade que prega é a verdadeira. 

Tenho amigas que já caíram nas historinhas de carinhas "do bem". Tenho amigos que só se metem em furadas com certas "princesinhas" da Net. E o pior é que muitas vezes esses mitomaníacos não são pessoas ruins. Eles simplesmente acreditam no que dizem, querem que as vidas deles sejam assim. Porque a realidade que os cercam é muito cinza, a rotina muito sem graça, e a história de vida muito ordinária.


Um comentário:

  1. HAHAHAHAH!

    Que saudade daqui!

    Viajado pros "eeuuu" HAHAHAHAH!

    E nossa, como tem gente assim, eu achava que era gente sem vergonha mesmo, mas pelo visto é uma doença, HAHAHAHA!

    bjos e boa semana!!

    ResponderExcluir