quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sobre tamanhos

{Papo na moral, como diriam os meus alunos}

Sabe, eu visito muitos blogs por aí. Acho interessante quando alguém sabe escrever, se expor. Ou que não se exponha ou não saiba se escrever tão bem assim, mas que me divirta.

E vez por outra caio em blogs que entram no quesito beleza/peso/moda e afins. 

Olha, se a minha opinião ofender alguém, peço desculpas desde já, mas vou falar o que realmente penso e é por conhecimento de causa, não se esqueçam disso.

Acho muito legal esse lance de que cada um tem que se amar do jeito que é, não tem que ficar escrava das tendências e da moda - porque, é bem verdade, se for querer seguir tudo o que dizem que é moda, vai surtar.

Também acho interessantíssimo  lance de que cada um tem que se amar do jeito que é, pese o que pese, seja da cor que seja, apesar dos defeitos e qualidades que possa ter.

Lindo, muito lindo.

Daí, eu vejo um montão de gente pregando a "moda é para todas". Desculpa, mas aí é que eu travo. Porque a moda não é para todas. Nada é para todas. Não existe essa coisa horrenda de que somos todos iguais. Não somos. Aceitemos isso. E se você não consegue aceitar isso, desculpa, tá, mas não sou eu quem tem problemas.

Acho absurdamente errado esse lance de "gordo tem baixa auto-estima". Tem baixa auto-estima é o caralho. Tem é mais gente pegando no pé e implicando, sendo preconceituosa. Isso sim é muito irritante. Ser ponto de referência também é irritante - mas todo mundo, em algum momento da vida, já foi ponto de referência. E, por mais irritante que possa ser (porque há todo um caráter pejorativo) que bom que já se foi! Significa que se fugiu da mediocridade em algum momento. E a mediocridade é uma das coisas mais tristes que podem existir. 

Porém, deixe-me voltar e dizer o que estou pensando:

Desculpa quem defende esse papo de "gordo e feliz". Da mesma forma que acho que é balela o lance da baixa auto-estima por causa da gordura, também acho que é grande mentira dizer que se é gordo e feliz. Porque não se é. Porque todos que têm limitações não são felizes sempre, todo os momentos da vida. Não dá para ser feliz se você sabe que não vai conseguir o que quer porque não se enquadra. Não dá pra ser feliz se sabe que tem lugares que não vai poder freqüentar, roupas que não vai poder comprar, roletas que não vai conseguir passar.

Legal se as pessoas conseguem ser felizes por alguns momentos, apesar disso tudo. Palmas para quem consegue todo dia ir lá, dar a cara a tapa pra dizer Sim, sou gorda, mas continuo vivendo, continuo sendo eu e continuo comendo o quero, sem medo de morrer de infarto.

E, claro, pessoas magras tampouco são mais felizes porque são magras. Grande mentira. Porque mesmo que não fique preso em roletas, ninguém faz o que quer e bem entende por causa do seu peso. Ninguém é mais amado por causa do seu peso. Talvez faça mais sexo por causa do seu peso, mas isso não vem ao caso. Se você tiver dinheiro, faz quanto sexo quiser nesse mundo de meu deus - Amor... bem, amor já são outros quinhentos... que também não estão relacionados com a balança.

Bem, o caso é que desde o momento que a pessoa não se enquadra nos padrões vigentes, porém quer viver dentro dos padrões vigentes, não dá pra vir aqui, bater no peito e dizer "sou feliz assim". Porque não é. Se o fosse, não estaria se preocupando com o tamanho da roupa ou se a marca C ou D não faz roupa para o seu tamanho. 

Não dá pra dizer que se é feliz se faz algo que agride tanto o seu corpo, se acha que os errados são aqueles que fazem a gastroplastia ou algo do gênero. Aqui, um adendo: considero tanto como agressão, comer até não aguentar mais quanto ficar sem comer porque precisa emagrecer para entrar na calça 38. Assuma, minha cara, que você não precisa comer tudo que está no buffet ou os 30 pedaços de pizza. Porque sempre existirão outros buffets e sempre haverá pizzas mais saborosas. Não é comendo que você esquecerá dos seus problemas, das contas para pagar ou comemorará melhor certo acontecimento. Comer é um ato que deve ser feito como parte do dia-a-dia e só. E, minha bonita, se a sua bunda não entra numa calça 38, que bom! Sinal que você tem bunda. Não se recrimine por causa disso, não ache que a felicidade se resume a isso e que o culpado de todos os seus problemas é o sorvete que você comeu e por isso não comerá mais nada até o próximo século... 

Não me sinto mais fraca por ter feito a redução de estômago, não me sinto mais feliz sendo mais magra, não sinto vergonha do meu passado ou menosprezo o que fui. Não me sinto mais adequada a moda, não me sinto mais amada, não me sinto com mais vergonha, não me sinto com a auto-estima mais elevada.

Porque eu continuo sendo eu - alguém que fez as suas próprias escolhas e não se escondeu atrás de discursos de pseudo-felicidade ou levantou bandeiras de que os gordos merecem ser lembrados.

Na verdade, o que sempre defendi é que tudo que é demais é castigo. E continuo achando isso. Assumo meus erros, elevo meus acertos - e sendo gordos ou magros, acho que é o que devemos fazer.

Esse "discurso" todo  resume coisas tão opostas mas que me entristecem de igual maneira:
- as pessoas que acham que ser gordo é uma causa, que é isso que serão para sempre;
- os gordos que acham que podem ser gordos e se portar como magros - se se aceitasse de verdade, aceitariam que são diferentes e que não podem se comportar da mesma forma.
- pessoas que rotulam os obesos como seres humanos problemáticos que se odeiam, por isso que comem tanto;
- pessoas que apontam os outros e dizem que são "gordos" por achar que é o xingamento mais ofensivo que podem fazer.

Sei que tem muita gente que fica revoltada quando digo que não somos iguais. Mas não somos. Não posso chegar para alguém de 1,50m e dizer que certa roupa ficará tão linda nela como fica numa mulher de 1,80m. Sabemos que não fica. Mas se você quer vestir só porque está na moda, porque esse verão é assim que as mulheres lindas e poderosas vão se vestir, vai lá e seja feliz. Não entro no mérito. Só que sempre defendo a adaptação. Ou entender que não é para usar. Balance os ombros e siga adiante.

E tem gente que acha lindo e maravilhoso dizer que fulana engordou horrores. Eu entendo, juro que entendo. Porque adoro ver que as minhas desavenças deram uma barangada. Mas, desculpa, engordar não é ficar mais feio. Pelo contrário. Conheço gente que ficou mais bonita depois que engordou. Só que da mesma maneira que magro demais deforma, gordura demais deforma também. Aceitemos isso. Alguém que se transforma em algo amórfico, não pode ser considerado bonito, deusdocéu. E não há essa coisa de "rosto bonito". O conjunto tem que ser harmônico para que seja bonito. Eu tenho vergonha das pessoas que consideram "um rosto bonito" como um elogio. Isso é um eufenismo para "você está obeso mórbido", dá mesma forma que dizer que alguém é "gordinho". O diminutivo é um dos piores tratamentos que podem existir, tratando-se de uma pessoa que está gorda, logo, grande.

Eu queria dizer aqui no final que o mundo aceita a todos e tudo, que caminhamos para isso, que a beleza não tem mais tamanho e que as campanhas realmente tem resultados. Mas não é assim. Ainda não, talvez um dia.

Como conheço os dois lados da moeda, sei que o peso de alguém ainda é levado muito em conta na avaliação de caráter - já que é algo que não há como esconder, como, por exemplo, as pessoas que são racistas conseguem fazer. 

Repito: os obesos não são mais problemáticos que os demais, simplesmente tem um problema a mostra de tudo e de todos. Só que "o mundo" acredita que não, que somos piores, que somos mais fracos, que nos amamos menos. 

Por isso que digo - quem pactua com a voz corrente é quem tem problemas realmente. Porque não aceita os seus próprios problemas e acredita que apontar os defeitos alheios os salva dos seus próprios. 


E só para não dizer que não falei de flores... Não tenho essa coisa de sair por aí me expondo. Quem é meu amigo e eu acho que não vai ficar falando abobrinhas por aí, está autorizado no meu álbum da Gastroplastia no Orkut (que está bem desatualizado, diga-se de passagem). Porém, tem gente daqui que não entrou lá, ou gente que cai aqui de pára-quedas por causa da tag da gastroplastia... Então, coloco uma foto só para que vocês considerem o que foi o antes e o que é o agora... Quase já no passado, mas ainda não... rsrs

Embaixo,  calça de um ano e meio atrás (e que era relativamente apertada) - Tamanho 64
Em cima, calça que uso agora (e já começa a ficar grande) - Tamanho 46.


Se eu me amo mais, porque elevei a minha auto-estima e sou  mais bonita?
Não, me amo a mesma quantidade. Ainda tenho brigas homéricas comigo mesma. Minha auto-estima sempre foi uma coisa maravilhosa porque nunca precisei dar ouvidos a terceiros para saber o que fazer de mim e eu sempre fui linda, porque nunca fui amórfica e minha pele e o meu cabelo sempre foram um espetáculo.

Se eu voltaria ser gorda, achando que ser gordo é muito bom, um estilo de vida e que o mundo tem que me aceitar do jeito que sou?
Nem fudendo.

11 comentários:

  1. SOU SUA FÃ
    DECLARADA.
    E ADOREI O POST CONCORDO COM TUDO QUE ESCREVESTES.
    GORDINHO DEPRIMIDO?
    MAGRA NEURÓTICA?
    DETESTOOO
    E A MODA NUNCA FOI E SERÁ PARA TODAS!
    ATÉ HOJE EU ME SINTO FORA DA MODA..MUITA COISA AINDA FICA RIDÍCULA!
    HAHAHAHAHAHAHA
    AMIGA..UAM VEZ UM BOÇAL ME DISSE: " VC TEM O ROSTO TÃO LINDO... MÁS É GORDINHA!
    MANDEI PASTAR!
    HAHAHAHAHAHA
    BEIJOOOO

    Faxina

    ResponderExcluir
  2. Ah eu concordo com o que você postou. A moda não é para todas. Hoje em dia tem muito preconceito com quem está acima do peso.
    Gostei muito do post, mesmo. Legal demais aqui. Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Entendo bem o q vc quer dizer com seu post pq acho q problemas com aparencia e com peso independente de é demais ou de menos afetam as pessoas q os tem da mesma forma e elas se veem mais feias ou mais bonitas por falta mesmo de auto estima e não é engordar ou emagrecer q mudará isso e sim as ideias da pessoa. Ato estimar, amor próprio, auto confiança, tds essas coisas, de verdade, e vc deve saber disso, independem da imagem externa, dependem mesmo é da gente e da imagem q a gente faz da gente, deixando a sociedade q massacra de fora disso.
    Exageros, rotulos e generalizações sõa tds ruins, por isso dizer q magro é feliz,gordo triste, e q td mundo é igual é errado. Discurso repetido de senso comum bobo e vazio.
    Desculpe pela bíblia de comentário, mas penso muito como vc, e achei q vc podia gostar de saber.
    Bjs, boa sorte!
    A-muaah

    ResponderExcluir
  4. Verdade seja dita: nos sentimos mais felizes quando verdadeiramente nos amamos, gordo ou magro, cabelo liso ou em cachos, vestindo 46 ou 64. O que vale é se sentir livre para ser o que tem vontade. Felicidade as vezes é comer um prato de macarrão sem sentir remorso ou vergonha. Mas bom seria mesmo é se o macarrão não engordasse!

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com grande parte do que vc diz... mas discordo de uma coisa, a Moda é sim para todos. Ela é a instituição mais democrática que eu conheço. Todos usam roupas, acessórios. Vc não precisa sair com o último look da Chanel para estar na Moda. A Moda está na maioria das pessoas de alguma maneira, sempre.

    É inegável que quem está fora da grade padrão (as petites e as plus sizes) terá mais trabalho para se vestir com peças que tenham informação de moda, e terá mais dificuldade de encontrar roupas, mas se souber o que procurar e onde procurar consegue sim. Falo por experiência própria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Char

    Acho que não expliquei muito bem, moça. O problema não é a moda em si e sim ser vítima da moda. Querer tudo ao mesmo tempo e já porque está no Editorial, porque está nas Passarelas.

    Mas você disse, no final do seu comentário, o que acredito - tem que procurar e isso requer trabalho... Experiência própria também.

    Ah, claro. E considerar que há coisas que não ficarão bem e você - e, para isso acontecer, nem precisa ser fora dos padrões...

    ;-)

    ResponderExcluir
  7. Mitchel

    Pois é...o problema é que muita gente não se ama e acha que se fosse 10 quilos mais magro, se tivesse peitão, se tivesse o cabelo da Gisele B., seria muito mais feliz...

    Vai entender...

    ResponderExcluir
  8. eu realmente sei o que quer dizer, porque realmente não me amo.

    ResponderExcluir
  9. eu concoro em TUDO que vc falou,
    a moda não fica bem em todas, as gordas nao sao infelizes e nem as magras são felizes.
    o que acontece é que quando estamos acima do peso comemos mais pq ja estamos gordas mesmo e assim engordamos mais...
    eu mesma qdo vejo uma pessoa obesa comendo uma coxinha enorme me pego com inveja pq nao vai fazer diferença pro peso dela aquela coxinha, mas se eu faço isso vou ficar com peso enorme na consciencia e mais celulites no traseiro.
    por exemplo hoje eu estou com o maior peso que ja tive na vida e nunca fui tão feliz!
    mas estou fazendo dieta, quero meu manequim 40 de volta, o 38 nao chego mais até pq nao vou me matar de fome...
    beijo!

    ResponderExcluir
  10. Para VOCÊ [ http://bittersweetsworld.blogspot.com/2010/09/sejam-bem-vindos-youre-wellcome-devido.html ] e eu vou voltar para comentar e ler esse post descentememte; Sabe como é, ja sao 04 e 30 da madrugada.

    A proposito, leia seu e-mail YAHOO sua senha ja está lá;

    ResponderExcluir
  11. Nem tem mais o que falar: tem gente que faz esteriotipo de muleta ou faz o outro de muleta para entender-se ou não feliz.
    A gente tem que se resolver com o mundo. Não só com a balança.
    Disse tudo!
    Acho que posso babar o ovo, porque você é resolvida. hehe

    ResponderExcluir