quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ah, é só seguir em frente...

Pior do que escutar essa frase ao se estar totalmente perdido é escutar "é só seguir o fluxo".

Pois é.
Além dessas escutei mais algumas tão desesperadoras quanto. E tudo começou quando eu tinha que chegar em um lugar perdido chamado OLARIA.

Normalmente, quando tenho que ir a lugares a quais não frequento, eu faço uso do bom e velho GOOGLE que tem uns mapas que, por incrível que pareça, eu entendo. Porém, eram tantas pessoas dizendo "ah, é fácil! É só sair da Linha Amarela em Bonsucesso e seguir reto" que eu deixei pra lá. Para que mapa se a humanidade me diz que é fácil? E eu posso ter só dois neurônios (Tico e Teco, muito prazer) mas eles são espertinhos.

O resto da humanidade que não é. Ou então tem uma idéia muito errada do que é seguir reto. Porque a primeira coisa que eu vi foi, que seguir reto na rua da UNISUAM me levava pra AV. BRASIL sentido CENTRO. E eu tinha um feeling que não é para lá que eu tinha que ir. E vamos voltar tudo... O lance era "voltar para onde?" Eu não tinha a menor idéia! Meu único ponto de referência era a Sendas de Olaria. Ah, sim. E o club Olaria. Onde tem uma ferinha muito meia-boca e que me foi vendida como a 8ª Maravilha do Mundo de Consumo Feminino. Sei. Já disse a humanidade não é espertinha.

Bem, aí eu descobri que não era seguir reto. Então, vamos seguir as placas, não é mesmo?

E eu me pergunto: qual é a porra do problema que a prefeitura tem com placas? Porque normalmente não há placas. E quando há placas elas te levam... a lugar nenhum!. Ah, que injustiça... Tem mais um tipo de placa sim, Zuzu: As que te fazem ficar girando e girando e girando... Até que você grita de desespero dentro do carro, achando que nunca mais sairá desse circuito e que você é a versão de LOST sobre rodas.

E se passa o tempo e nada que eu conheça... E vamos pedir informação, né mesmo? E o distinto senhor me fala "ih, minha filha... você está muito perto... Mas é muito complicado chegar lá de carro daqui". Legal. Não tem problema! Tô quase largando o carro e indo a pé... E ele me diz pra ir pra direita na 1ª rua, contar 3 e virar a esquerda, depois dar a volta numa praça... E dar três pulinhos pra São Longuinho... E daí perguntar pra pra alguém. Porque ele não sabe mais. Ou seria muito complicado explicar. Ou o mundo acabava depois disso.

E lá vamos nós, rogando pragas e falando impropérios dentro do carro...
Paro mais uma vez e pergunto como chego na porra da Sendas de Olaria... E o cara me diz: "É muito fácil, segue o fluxo!" Fecho a janela do carro e mando o cara seguir o fluxo que vai tomar no cú. Mas como sou uma pessoa bem mandanda, eu sigo o fluxo. E chega lá na frente, há um cruzamento e o fluxo se divide em dois. Legal. E, como Murphy me ama, eu sigo o meio-fluxo errado!
E lá vamos nós... até que eu dou de cara com uma placa indicando... PARADA DE LUCAS. Ou algo do gênero. Mas uma luz vermelha se acendeu no meu cérebro e no meio dela estava escrito "PERIGO". Não era um lugar muito bom de se ir não, com certeza... E vamos voltar... E eu estou em... Tomei um susto! Porque eu tinha ido parar em VICENTE DE CARVALHO! Como assim? Como eu cheguei nesse universo paralelo? Como é que eu estava chegando em MADUREIRA se eu estava lá, em Bonsucesso?

E vamos voltar... E de novo a sensação de "voltar pra onde, caralho?". Bem. Só sei que, de repente, eu estava aos pés da Igreja da Penha. Aqui abro um parêntesis: Cara, a igreja é muito bonita de perto! Bonita mesmo. Quase desisti de Olaria e fui visitar a igreja. Fecha parêntesis.

Bem. Não sei em qual Penha realmente fica a igreja - porque há Penha, Penha Circular, Vila da Penha e IAPI da Penha. Mas, enfim, estava próximo a Olaria de novo. Só que não tinha uma placa que me dizesse isso. E vamos perguntar mais uma vez... E quem disse que alguém consegue me explicar? Tudo bem que meu senso de direção não ajuda nem um pouco - depois do primeiro "vire a direita" eu já estou perdida - mas juro que as pessoas também não sabem dar indicações.

E eu chorava, esperneava e mandava todo mundo que disse para mim "ah, é fácil, é só seguir reto na rua da UNISUAM" pra casa do caralho, pro quinto dos infernos, pra fila da UPA da Tijuca (o inferno na terra). Mas nada adiantava, nada aplacava o meu desespero. E eu pensei "foda-se o mundo, eu vou voltar pra minha casaaaaaaaaaaaaaaaa". Palavras mágicas. Porque, do nada, o lugar que eu precisava ir APARECEU do meu lado. Nem acreditei... que eu passei dele! E a porra da rua era mão única. E eu não tinha a menor idéia de como voltar. Fui pra um lugar estranho, com uns prédios tipo "conjunto habitacional" e não havia crianças brincando na rua e eu pensei "fudeu, eles estão em toque de recolher" Achei uns caras e estranhos, mas como eram as únicas almas vivas que via por perto, fui perguntar para eles... Aí, me vem aquela história maldita do "é só seguir reto". Como eu já estava puta e sem nenhuma noção do perigo perguntei "tem certeza? Tem certeza absoluta que é só seguir reto?". Pois é que não era? O outro elemento disse que lá na frente eu tinha que dobrar a esquerda. Tá vendo, Zuzu? Tá vendo como NUNCA é só seguir reto?

Pois bem. E eu cheguei onde tinha que ir! Juro que escutei os anjos cantando ALELUIA. Juro que o sol, que estava totalmente encoberto por nuvens pesadas, apareceu e iluminou o edifício. SOMENTE o edifício. Aquelas coisas que nós sabemos que marcam um milagre. E juro que não tinha uma puta de uma vaga para parar. E, mais uma vez, liguei o FODA-SE e parei em cima da calçada. Eu é que não daria mais nenhuma volta, eu que não tentaria mais nada naquele caminho maldito.

Quanto tempo o trajeto que é de 20 minutos tomou da minha vida? DUAS HORAS. Isso mesmo. DUAS HORAS que eu nunca mais terei da minha vida.

E o legal é que eu ia lá para uma reunião... Que, obviamente, já havia terminado. Ainda bem.

Ah sim
E se hoje, alguém me perguntar como é que se chega em Olaria depois da sair da Linha Amarela do lado da UNISUAM, vou dizer que é só... seguir reto. E passo a maldição adiante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário