domingo, 8 de maio de 2011

Das escolhas

Existe aquela teoria do Carma. Do Destino. Da Sina. Dizem que certas coisas já estão escritas para acontecer, que não temos como mudar. Maktub, ou algo assim.

Certo.
Concordo.
Em partes.

Acho sim, que há ensinamentos que já estão traçados em nossas vidas, porém, não está preparado o caminho. Então, sou eu quem vai escolher o rumo que vou tomar e como vou enfrentar o que precisa ser enfrentado.

E daí que hoje teve almoço de família aqui em casa. Eu não sou uma pessoa muito sociável. Porque, mais cedo ou mais tarde, as pessoas me cansam. Então, as aprecio com bastante moderação. Falo com todos, sou simpática, mas não espere muito além disso e sequer espere isso da minha parte com pessoas que não quero perto de mim.

E, sim, há pessoas na família que eu não quero nem ser educada por vivermos em sociedade. Simplesmente não as quero perto de mim.

E o título me remete exatamente a um tio que não sabe fazer escolhas. Ou, melhor, escolheu ser absurdamente errado em tudo, em viver em um mundo a parte, a crer que as suas mentiras são verdades supremas e que ele é a vítima. 

Vou te dizer, Zuzu, ele não é. Nunca foi. Trata a minha avó feito lixo. Quando morava com ela (porque ele morou com ela até quase os 50) a tratava como empregada dele. Sabe aquela pessoas que você diz "fulano é um merda"? Pois é por aí.

O cara se diz cantor... Cantor, sei. Não se mantém, não tem emprego e está morando numa casa de uma das mulheres que ele arranja - detalhe que ele foi expulso da casa e se recusa a sair. Por que foi expulso? Porque ele terminou com a mulher. Ou a mulher terminou com ele, sei lá.  O caso é que ele já colocou outra mulher pra morar com ele lá! E ainda se acha no direito de fazer charminho e dizer que a dona da casa (a ex) o está ameaçando, que vai dar parte dela, blá-blá-blá. E, sabe-se lá porquê, ele estava aqui em casa hoje. E fica fazendo cena na frente da minha avó. 

E, tadinha dela, fica desesperada porque o "filhinho incompreendido" não tem onde morar. Que ninguém o entende, que ele é uma boa pessoa. Boa pessoa... Só em olhar pra ele já dá pra ver que não presta, que não vale nada. E ela foi pedir pro meu pai um apartamento pra ele. Tá bom. Pra tirar ele de dentro do meu apartamento que ele estava morando de favor (que sequer a taxa de incêndio o filho da puta pagava) foi um suplício. E a mulher dele na época (a mesma que está expulsando o cara agora) ainda teve a cara de pau de cobrar um aquecedor que colocou no banheiro. Então, resumindo, uma vagabunda escrota como ele.

Então, é Carma?
É Destino?
É Sina?

Não. É alguém que escolheu ser um vagabundo, que escolheu ser vítima de todas as situações, que preferiu ter um monte de filhos e nunca dar atenção a nenhum deles e agora precisa ficar implorando por atenção, por dinheiro e por tudo. Hoje uma das filhas dele estava aqui e a menina não aguenta ficar do lado dele. Não quer falar com ele porque ele nunca a ajudou em nada, nunca deu apoio ou algo do gênero. E sabe que o cara ainda teve cara de pau de ligar para ela (a cobrar, no mínimo, porque ele só sabe fazer ligações assim) e ainda pedir ajuda? E, claro, no papel de vítima, como sempre... 

A gente colhe o que planta. 
Esse é ensinamento  máximo.

4 comentários:

  1. Passo náuseas semelhantes bem aqui no meu quintal, por isso, a minha solidariedade

    ResponderExcluir
  2. Também conheço gente assim,menina...vc os definiu bem:são uns 'merdas'!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Cara, senti arrepios, engulgos, revolta... Acho q é carma. Todo mundo tem um ebó assim na família para chamar de seu. Sério, tenho pena dos filhos e eles sempre se reproduzem com mulheres diferentes. Lástima. Bj.

    ResponderExcluir
  4. sim, é por isso q antes d acreditar em carma eu acredito na colheita...

    ResponderExcluir