quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Do dia que trouxe uma maluca para a minha vida


... enquanto eu tô ali morrendo de frio,vai rolar umas melhorias no quarto da Torre. E como eu tenho muita bugiganga fui intimada a empacotar tudo. Super divertido...

E com isso eu me lembrei de uma das maiores furadas que já me enfiei na vida: O dia que contratei uma "Personal Organizer".

Como foi?

Então, vamos lá.
Eu já tinha visto o ser em questão na clínica onde faço depilação. Uma mulher suuuuperrrrr simpática, que chama todo mundo de meu bem, que é todas sorrisos - o tipo de pessoa da qual eu fujo como o diabo foge da cruz... 

E ela me deu o cartão dela, sei lá o por quê. O caso é que eu disse que era interessante, porque eu precisava e que ligaria para ela.

E morreu aí. Viajei nas férias e no meio de Ouro Preto toca o meu celular e era a PRÓPRIA. Como assim ela tinha o meu celular?! Ah, sim, numa atitude nem um pouco ética a gerente da clínica o havia passado para a mulher sem a minha autorização. Mas... oi?

Sabe aquela coisa de ouvir a voz do coração para não se ferrar?
Então, eu não fiz isso e quando voltei para o RJ marquei da senhora vir a minha casa.

Daí ela falou que tinha ampla experiência, que faria tudo muito rapidamente, que era muito fácil e....

E quando ela falou o preço, Consorte até saiu de perto.
Mas, né, ela disse que o material estava incluído, que daria sachês, que colocaria tudo organizado por cores, modelos e afins. Então tá, né, vou pagar para ver....

E pois é.
Paguei pra me fuder.

Porque não, a mulher não deu o material. Eu o comprei (mas a frente, explico). E não, a mulher não separou ou organizou nada...Quero dizer, não o fez de uma forma lógica.

Gente.
Gente.
Ai, nem sei como contar tudo. Acho que nunca conseguirei passar tudo o que representou aquele ser dentro da minha casa. Eu não podia estar aqui, então ela ficava com a empregada da época, que era uma porta. Sei que elas se estranharam. A doida da "Organizadora" jogava tudo pelo chão, fazia uma zona e queria que a outra que trabalhava na casa parasse pra catar tudo e fazer tudo o que ela quisesse.

E ainda era mentirosa. Me dizia que era ela, a "Organizadora" que limpava os meus armários e afins. E, caramba, a mulher mal se aguentava em pé, andava de muletas e queria me convencer que subia na escada pra limpar os armários altos.

Me ligava para falar coisas nada a ver do tipo "passo o desinfetante azul ou o roxo nos armários?", só que foi burra o suficiente para tirar TODAS as etiquetas das minhas roupas que estavam para a venda e colocar no meu armário. Só pra localizar, Cara Pálida, eu visto G e as roupas eram PP. Sentiu o quanto a mulher seguia uma lógica?

E daí que a situação começou a ficar insustentável. A organização não era o que eu esperava, não via a lógica, via, simplesmente, ela enfiando as coisas em sacos e tirando da direita pra esquerda das estantes - coisa que eu também faço muito bem, obrigada.

E as histórias?
E as histórias que ela contava para todo mundo?
Gente.
Gente.

Dizia que já tinha sido muito rica, dizia que o ex dela era médico ou diplomata ou engenheiro. Sei lá, cada hora era uma coisa diferente.

E que ela não devia nada a ninguém. Que achava um horror pessoas mentirosas. Que era muito religiosa e rezava sempre.

Pois é.

Mas eu presto muita atenção a pequenos detalhes, como, por exemplo, além do valor que havíamos acordado eu tinha que dar o dinheiro da passagem dela. E na época ela me cobrava 10 reais por dia, porque, dizia "tinha que pegar 2 ônibus". Que fosse. Só que... ela tinha gratuidade. Eu vi o cartão do ônibus dela. Vê se pode...

E começaram outras mentirinhas a aparecer...
Quando ela fechou o valor comigo, disse que tinha uma "assistente". Logo, o valor de MIL DINHEIROS seria para 2 pessoas trabalharem, DANDO TODO O MATERIAL. Só que essa "assistente" nunca apareceu (por isso usava a empregada da casa como auxiliar) e o material foi comprado por mim.

Aguardemos.

Eu avisei a empregada que eu não queria nunca, jamais em tempo algum que a "Organizadora" ficasse sozinha casa. E a "Organizadora" nunca queria ir embora quando a empregada saía. Bem, até o momento não achei um solitário que ganhei nos 15 anos, mas tenho fé que o encontrarei...

E eram tantas coisinhas irritantes, tanta falta de organização, tanta mentirinha - ela não queria limpar os livros, a empregada de casa limpou tudo, mesmo contra a vontade da "Organizadora" e este ser super ético inverteu, dizendo que a empregada que se recusava a limpar e ela que teve que obrigá-la... Sentiu o naipe da pessoa? - que eu não aguentei e dei o serviço como acabado.

Só que esse tipo de pessoa não aceita ser contrariada... E apareceu um dia aqui em casa, porque ainda não havia acabado... O caso é que nesse dia, conversando, ela diz o seguinte:

- Você foi a minha primeira cliente.

MAS... OI?
O Ser Maldito dos Infernos se apresentou como sendo uma pessoa super experiente na área, com vááááriooooossss clientes e me manda essa? Muita coisa se explica na falta de organização dela, né não?

O caso é que mandei um mail para ela com o "feedback" do trabalho, com todos os problemas encontrados, com todos os gastos que eu tive, lembrando a ela sobre a "assistente" que ela havia prometido e nunca aparecido e outras coisinhas...

E tivemos a seguinte resposta a ela, com a tabelinha em questão:


(...)
            Sobre os valores finais:

Valores gastos por mim e que a principio estariam incluídos no valor do trabalho:
           
SACOS PLÁSTICOS  - 47,00
CONTEINERS   -    165,00
CAIXAS DE PAPELÃO - 27,00
NAFTALINA - 5,50
CABIDES – 7,00
PASSAGEM - 50,00
O valor que você pediu para que eu repassasse a minha empregada pela a ajuda no seu trabalho - R$ 120,00
O valor total: R$ 411,50
Eu já te depositei R$ 300,00.
        Havíamos fechado, a princípio, um valor de R$ 1000,00. Descontando os valores acima ficaria faltando R$ 278,50. Entretanto, por todos os problemas apresentados e considerando que foi o seu primeiro trabalho como Organaizer, quero depositar o valor de R$150,00 na sua conta. Peço que me envie os seus dados bancários e, como o valor deste mês será repassado a MINHA EMPREGADA , depositarei os R$ 150,00 no dia 10 de Outubro.
(...)

Gente.
Gente.
A mulher ficou absurdamente puta.
Puta mesmo.
Mas o que ela poderia fazer, se foi mentirosa, falastrona e sem nenhuma ética? Ah, sim, primeiro disse que não queria receber o valor. Que ela "não precisava". Só que aí lembrou das contas, né? E é melhor 150 do que nada... E mandou um mail todo humilde, agradecendo as críticas e passando o nº da conta dela.

E, sim, Zuzu, no meio de toda a confusão a Torre ficou parcialmente arrumada.Sem nenhuma lógica, mas arrumada.

Mas até hoje, quando lembro do caso, fico revoltada não com a "Organizadora", mas comigo - por não ter escutado a minha razão, ter pagado pra ver. Pois é, eu vi. Eu vi que me fudi no final.

Mas entre mortos e feridos salvaram-se todos.

E eu aprendi a lição: Organizadora na minha casa só se for da Discovery Home & Health, fazendo um programa de TV.

E tenho dito.

Um comentário: